O azeite de girassol foi a grande estrela das visitas e reuniões técnicas realizadas pelas consultorias Felicíssimo e Ramires e Lamers Project Management entre os dias 16 e 18 de setembro a região noroeste do Estado do Rio de Janeiro, mais especificamente, aos municípios de Miracema, Itaocara, São José de Ubá e Itaperuna, onde estão sendo realizados os testes experimentais de plantio do helianthus annuus do Projeto FAPERJ edital 16/08
As visitas, inicialmente programadas para agilizar o processo de correção e plantio do girassol irrigado nas áreas selecionadas ficou ofuscada pela apresentação do produto do óleo de girassol orgânico virgem produzido pela mini usina projetada e desenvolvida em um esforço conjugado da REPAS - Rede Evangélica Paranaense de Assistência Social, TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná, CPRA - Centro Paranaense de Referência em Agroecologia e a COOPERBIOBRASIL e pela apresentação do novo projeto de F&R e LPM submetido a FAPERJ no novo edital 11/09. O objetivo do novo projeto é replicar a construção da mini usina e a produção do azeite extra virgem para os municípios do noroeste fluminense aser produzido pelos próprios cooperativados.
Capitaneados pelo nosso engenheiro agrônomo no projeto, Paulo Sérgio da Silva Leite, visitamos primeiramente um dos agricultores selecionados, Nilson Ornelas, produtor de leite e dono da cachaça Itaocarina, uma das mais famosas no estado do RJ. Nilson que disponibilizou inicialmente 5 ha para o experimento, entusiasmou-se com a perspectiva de produção do azeite de girassol na região e mostrou disposição para investir no negócio em caso de sucesso na implantação do cultivo do girassol.
Visitamos a seguir a área do terreno cedida por ele para nova medição com GPS pelo nosso agrônomo para delimitação dos 5 ha e visitamos a Cooperativa de Leite de Itaocara para conhecermos uma das candidatas a receber a mini usina do projeto.
Dirijimo-nos a EMATER de Itaocara onde fomos recebidos pelo veterinário Salomão David e pelo técnico agrícola Mateus Aguiar, aos quais apresentamos o projeto que foi muito bem recebido, sendo convidados a participar na parte da tarde da reunião do Conselho Municipal de Agricultura para uma nova apresentação desta proposta diretamente aos representantes dos produtores.
A reunião do Conselho Municipal de Agricultura de Itaocara reuniu representantes da associação de produtores, associação de apicultores, Diretoria da Estação Experimental da PESAGRO - Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do RJ no município e a presença do Ilmo. Secretário de Agricultura. Aproveitando a oportunidade foi apresentado este segundo projeto de F&R de instalação da mini usina e da produção de óleo e torta de girassol. Foi reiterado o convite anterior de uma ano atrás do secretário de agricultura da cessão de um terreno para receber o projeto.
Realizamos então visita ao município de São José de Ubá à área selecionada de 1/5 ha para o projeto de plantio, localizada no sitio Valão dos Porcos pertencente ao Secretário de Meio Ambiente Dr. Bismarck José Ney. Fomos recebidos pelo Secretário de Meio Ambiente, pelo Secretário de Agricultura, Dr. Magno Vicente e pelo Secretário de Administração Dr. Afonso Celso Machado que também reiteraram o apoio do Exmo. Prefeito de São José de Ubá ao novo projeto apresentado a FAPERJ.
Continuando a peregrinação às areas selecionadas para o plantio fomos ao Sítio Santo Antônio em Paraíso Tobias, distrito de Miracema do Sr. Antônio Carlos Pascotto da Costa, o "Toninho Veterinário" que disponibilizou 1/5 ha onde constatamos que o terreno encontra-se pronto, arado e corrigido para a semeadura.
Na sexta feira dia 18/09, P. Felicíssimo e P. Lamers por indicação de Jean Samel, Presidente da COOPERAFA - Cooperativa Regional de Agricultura Familiar de Porciúncula, visitaram a Secretaria de Agricultura de Miracema para conhecer o excelente projeto de rizicultura do município e um galpão no Parque de Exposições que poderá vir a receber o projeto.
Finalmente para fechar com sucesso a rodada de visitas técnicas sobre o girassol realizou-se uma reunião em Itaperuna na FIRJAN Noroeste para apresentação das principais linhas deste novo projeto submetido ao edital 11/09 da FAPERJ e uma consultoria à COOPERAFA para obtenção de subsídios nos conhecimentos sobre embalagem, marca, estratégia comercial e logística para o novo produto.