Reunião neste dia 17 de maio de 2012 na Secretaria Municipal de Educação de Rio Bonito com a presença das Secretárias de Educação do município, Profª Ana Maria de Figueiredo e de Meio Ambiente, Engª Carmem Motta Kleinsorgen, foram delineadas as ações do projeto recentemente aprovado pela FAPERJ de capacitação de mão de obra especializada em Tecnologia da Informação Aplicada a Logística.
O Projeto elaborado pelos pesquisadores que também são professores na área de logística e comércio exterior, Marcello Silveira e Pedro Felicíssimo, tem como objetivo capacitar mão de obra especializada para atuar em empresas de Armazenagem, Movimentação e Estoque de Materiais do novo Pólo Petroquímico do Rio de Janeiro com utilização do software WMS - Warehouse Management System ou Sistema de Gestão de Armazéns.
Pioneiro por ser no Estado do Rio de Janeiro o primeiro modelo de curso de logística acoplado à utilização pelos alunos de um software específico de armazenagem, adaptado para o projeto pedagógico em sala de aula, selecionará uma primeira turma laboratório de 21 alunos com aulas previstas para início em agosto de 2012 e término em novembro de 2012.
Os módulos de ensino estarão divididos em:
1 - Logística de Armazenagem, Manuseio, Movimentação e Estoque de Materiais;
2 - Matemática aplicada a Logística;
3 - WMS - Warehouse Management System: funcionalidades e operacionalização.
A Secretaria Municipal de Educação de Rio Bonito disponibilizará as salas de aula, os certificados oficiais do curso técnico realizando o processo seletivo simplificado para escolha dos 21 alunos beneficiados. A Secretaria de Comunicação se responsabilizará pela divulgação do curso às empresas localizadas no município e regiões vizinhas e que atuam no setor logístico, objetivando a inserção da mão de obra especializada.