Teve início neste 13 de outubro o semeio de 5 ha de girassol no município de Itaocara, noroeste fluminense do Projeto da Felicíssimo e Ramires Consultoria com o apoio da FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
A área, uma das selecionadas nesta 1ª fase do projeto (c/irrigação) é de propriedade do Sr. Nilson Ornelas, dono da famosa cachaça Itaocarina e está localizada na Estrada do Caeté, Sítio Belo Jardim naquele município.
O experimento que conta com sementes híbridas da melhor qualidade fornecidas pela Helianthus do Brasil é coordenado pelo Engº Agrônomo formado pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Paulo Sérgio da Silva Leite.
O agrônomo indicado pelo SEBRAE em Pádua é pós graduado pelas Universidades Federais de Viçosa e Lavras ( Proteção de Plantas e Fruticultura Comercial) e pela UFPR - Universidade Federal do Paraná em Agricultura Familiar.
Atuou em diversos projetos nas áreas de Fitopatologia ( UFFRJ), Olericultura ( EMBRAPA- Agrobiologia), Pesquisa de Solos (CNPS/EMBRAPA), Entomologia (EMBRAPA Milho e Sorgo) e Forragicultura e Pastagem com ênfase em Agroecologia ( PESAGRO -Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do RJ) sendo o mais conceituado por F&R para desenvolver com eficiência este projeto.
Ainda nesta semana de 12 a 17/10 serão semeadas as áreas selecionadas em São José de Ubá e Miracema ambas no noroeste do Estado do Rio que somadas são aproximadamente 10 ha irrigados.
Uma 2ª fase está prevista para ter início em novembro/dezembro de 2009 com ampliação da área de plantio para outros municípios da região noroeste, assim como a colheita desta 1ª fase estimada para a 1ª quinzena de janeiro de 2010. Serão então realizadas as análises de óleo e torta assim como os primeiros cálculos sobre o custeio e a produtividade dos experimentos desenvolvidos pela F&R.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens