Em visita a PESAGRO Estação Campos dos Goytacazes entre os dias 26 e 27 de fevereiro os pesquisadores Pedro Paulo Felicíssimo e Orlando Paulo Confalonieri puderam constatar o excelente e sério trabalho que o Profº Peter Lamers e a equipe de pesquisadores da PESAGRO Campos estão realizando em torno da pesquisa e desenvolvimento do cultivar do girassol buscando incentivar a introdução do plantio desta cultura entre os agricultores no estado do Rio de Janeiro.
A colheita do projeto de plantios experimentais financiado pela FAPERJ e executado pela Felicíssimo e Ramires Consultoria com os apoios da LPM do Brasil e PESAGRO Campos, obteve excelentes resultados, cerca de 2000 kg/ha nos cálculos dos pesquisadores, apesar das condições climáticas adversas ( fortes chuvas intercaladas com períodos de grande seca) e do período não adequado ao plantio do cultivar recomendado pela Helianthus do Brasil e pelos estudos anteriores da PESAGRO para a região norte-noroeste do Estado.
Os grãos estão sendo secados de forma artesanal e posteriormente serão transportados para o PR para a extração a frio na mini usina comunitária de óleo vegetal da COOPERBIOBRASIL. Este óleo será analisado pela EMBRAPA Alimentos no RJ.
25 hectares deverão estar plantados com a ajuda da PESAGRO Campos e de sua equipe até o final do projeto previsto para o mês de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens