quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Projeto de Implantação da Cadeia de Reaproveitamento de Biomassas Líquidas Residuais voltados para a Produção de Biocombustíveis apoiado pela FAPERJ entra na reta final


Projeto de Implantação da Cadeia de Reaproveitamento de Biomassas Líquidas Residuais voltados para a Produção de Biocombustíveis apoiado pela FAPERJ entra na reta final em sua 1ª etapa com a montagem da Unidade de Beneficiamento de Resende, ações de Educação Ambiental na rede pública de ensino e de expansão da coleta do óleo de cozinha usado em Rio Bonito, Valença e Barra do Piraí e o término da obras de infra estrutura da 2ª Unidade de Beneficiamento em São Gonçalo que vai beneficiar a comunidade do Salgueiro.

Nos últimos dias 14 e 15 de outubro os consultores da Felicíssimo e Ramires realizaram visita aos locais de implantação do projeto que é apoiado pela FAPERJ e conta com tecnologia da LPM do Brasil (http://www.lpmdobrasil.webs.com/).

São Gonçalo com o término das obras de infra estrutura necessários na comunidade do Salgueiro, próximo ao aterro sanitário de Itaoca vem a beneficiar uma população carente de políticas públicas sociais e de geração de emprego e renda e conta agora com um galpão onde deve-se iniciar nos próximos dias a montagem de uma unidade de beneficiamento de óleo vegetal usado e que servirá de planta piloto para a realização de testes para pesquisa e desenvolvimento do óleo vegetal em sua utilização como biocombustível em motores estacionários. O beneficiado do projeto da FAPERJ em São Gonçalo é o microempresário individual Adeir Albino.

Barra do Piraí, onde está implantado o projeto Óleo Local, o projeto da FAPERJ beneficiou o microempresário Rafael de Carvalho Cabral com obras de infra estrutura, material de divulgação para educação ambiental e de coleta (bombonas). A estratégia atual e ampliar o raio de ação para os municípios vizinhos, construir um pequeno laboratório para realização de testes de qualidade do produto final e ampliar a capacidade da mini usina para um maior volume nos próximos 6 (seis) meses.

Rio Bonito através da Secretaria de Meio Ambiente representada pela Engª Carmem Motta Kleinsorgen vem realizando um excelente trabalho junto as escolas da rede pública do município, inclusive, complementando o benefício do Projeto da FAPERJ com a captação de recursos de outros programas e instituições como o FECAM - Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano e o INEA _ Instituto Estadual do Ambiente. O EMES - Espaço Municipal de Ensino Supletivo recebeu a visita dos consultores Pedro Felicíssimo e Orlando Paulo Confalonieri para conhecerem o vídeo institucional produzido pela escola sobre o projeto de recolhimento de óleo de cozinha apoiado pela FAPERJ que irá concorrer no próximo dia 5/11 ao prêmio da Revista Época da Editora Globo sobre iniciativas de importância socio educacional ambiental.

Em Valença, o beneficiado, Lar Meimei que realiza ações de cunho social e filantrópico com crianças carentes do município, recebeu do Projeto FAPERJ obras de infra estrutura, material de coleta e de divulgação e uma mini usina de tratamento. A atividade de coleta e tratamento do óleo de cozinha é para a instituição uma atividade fim com o objetivo de arrecadar fundos para o projeto social e servir de ensino da educação ambiental, recebendo alunos das escolas da rede pública para visitas ao projeto.

Em Resende os consultores acompanharam a operação de carregamento de óleo purificado para um cliente de São Paulo, supervisionaram a montagem da Unidade de Beneficiamento realizada pela LPM do Brasil e discutiram aspectos estratégicos de mercado com a Ecoleta, beneficiária do projeto da FAPERJ. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens