Atentem para o surgimento dos conceitos ao longo do processo de formação da Toyota (desde a criação do 1º tear):
Jidoka (Ji-Do-Ka) - A palavra significa Automação Inteligente
Poka Yoke - Mecanismo que interrompe o processo quando há algum problema que pode ocasionar defeitos de fabricação.
Andon - Aperfeiçoamento do Poka Yoke. Constituído de um sistema de alerta por sensores elétricos que sinalizam *a necessidade ou não de interrupção do processo (Primariamente na verdade, uma lâmpada era acionada entre um estágio e outro da linha. Painéis LED são existentes atualmente nas linhas de produção da Toyota)
* obs.: no caso de correção do problema dentro do Takt Time (tempo de execução entre um estágio e outro calculado em média em 3 minutos) a linha não precisa ser interrompida
Autonomação - A substituição do Do (movimento) de Ji-Do-Ka por Trabalho de Valor Agregado (conceito que vai ser abordado posteriormente) e a presença de Ji (Pessoas, com autonomia de verificar e interromper o processo)daí a expressão Automação Inteligente ou Autonomação.
Por esta razão, para a Toyota a TI deve atuar apenas como apoio aos processo de trabalho das pessoas.
Outro abordagem importante nesta 1ª parte da formação da Toyota a observar é sempre da montagem inicial de um protótipo (denominado pelos japoneses da Toyota de modelo de argila) para observações (princípio STP de genchi genbutsu = sujar as mãos, método da tentativa e erro) e processos de melhorias contínuas (Kaisen.
Este é um princípio e um método que permanece até hoje na Toyota. Observa-se que entre o lançamento do modelo de argila ( 1º veículo) e a linha de produção decorre o tempo de 12 meses. Este é a aplicação do princípio de Tomar Decisões Lentamente por Consenso, considerando completamente todas as Opções: Implementá-las com Rapidez (em japonês Namawashi)
Ditado na Toyota: "Entre a Lebre e a Tartaruga, escolha ser a Tartaruga"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens