A visita deste dia 09/10 dos professores pesquisadores Pedro Felicíssimo, Álvaro Eduardo dos Anjos e Dácio Vivas ao município de Maricá, Estado do Rio de Janeiro, serviu como marco inicial de um acordo de colaboração entre os pesquisadores, a ONG ECCOVIDA, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania para o desenvolvimento de projeto de educação ambiental, coleta seletiva e inclusão social apoiado pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
A ONG ECCOVIDA já desenvolve no município um projeto consistente de conscientização e coleta seletiva com apoio da AMPLA, empresa de energia que consiste em dar desconto na conta de luz aos usuários que realizem a separação e a entrega dos principais resíduos: embalagens PET, tetrapak, vidros, latas de alumínio e óleo de cozinha usado.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Maricá tem como referência a implantação pelo governo de uma moeda social, a "mumbuca", conseguindo a adesão de diversos estabelecimentos comerciais a este importante projeto de inclusão de renda.
O projeto apresentado pelos pesquisadores e que tem o apoio da FAPERJ procurou entender a demanda do município para se adequar as necessidades e a realidade social da população. Vai estimular a abertura de eco pontos nos estabelecimentos cadastrados que aceitam a moeda social, criando um bônus para cada entrega de óleo vegetal usado pela população para troca posterior por mercadorias.
O projeto FAPERJ também vai instalar uma mini usina da Lamers Equipamentos Industriais para purificação e tratamento do óleo coletado que será administrado pela ECCOVIDA e realizar palestras educativas nas escolas com apoio da ONG e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Maricá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens