sábado, 2 de maio de 2015

COOPAMA recebe equipamentos e melhoria em infraestrutura para ampliar a coleta de óleo vegetal usado na cidade do Rio de Janeiro e fabricar sabões industriais

Com apoio do PROVE - Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal Usado do Estado do Rio de Janeiro e da FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado, a COOPAMA - Cooperativa Amigos do Meio Ambiente, localizada no bairro de Maria da Graça, na cidade do Rio de Janeiro inaugurou ontem as novas instalações em seu galpão reservado para a coleta e tratamento do óleo vegetal usado, o popular óleo de cozinha, um dos produtos que mais degradam o meio ambiente, por suas propriedades de viscosidade e penetração no solo e subsolo atingindo os lençóis freáticos de água e causando o entupimento das redes de esgoto da cidade.

O projeto adquiriu cerca de 100 bombonas para abertura de eco pontos pela cooperativa, além de 05 tanques de armazenamento de 1.000 litros.

Como o objetivo da cooperativa é além de coletar, tratar e comercializar o óleo vegetal usado, gerando renda para os catadores, produzir sabões industriais para serem trocados nos bares e restaurantes da cidade pelo resíduo industrial alimentício, a vigilância sanitária exigiu que se realizassem determinadas obras no galpão como colocação de piso frio no chão e nas paredes do espaço.

O projeto custeou a mão de obra e o material de construção. Adquiriu também equipamentos destinados a produção dos sabões industriais, além da compra de material de consumo. Com este projeto espera-se ampliar o volume atual de 3.500 litros/mês para cerca de 5.000 litros/mês de retirada deste resíduo do meio ambiente da cidade.

Na ocasião de entrega do projeto foi realizada uma pequena demonstração em vídeo das várias etapas de produção dos sabões a partir do óleo de cozinha.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens