domingo, 20 de março de 2016

Projeto de Apoio a Prospecção de Novos Mercados no Exterior para Empresas de Moda do Carmo entra em sua fase de definição de metas.


Neste dia 19 de março de 2016, reunião técnica entre professores e pesquisadores, representantes do governo municipal do Carmo, localizado na região serrana do Estado do Rio e representantes da empresa Guilff de moda praia e fitness, serviu para definição das metas iniciais do projeto apoiado pela FAPERJ para prospecção de mercados externos voltados à exportação de PMEs brasileiras do setor de vestuário.

Em uma primeira etapa, ocorreu um treinamento de métodos de Produção Lean ou Enxuta, sendo selecionada uma empresa para receber orientações sobre técnicas de implementações de melhorias, tais como redução de custos, incremento da qualidade para atender aos mercados externos e aumento da produtividade. Esta empresa está em fase de análises por seus diretores para efetivamente implementar ou não as técnicas.

A empresa Guilff não recebeu esse treinamento do projeto, pois anteriormente havia sido treinada pelo SENAI CETIQT para implementação das mesmas técnicas, o que vem sendo implementado pela empresa no decorrer das diversas etapas de cumprimento do cronograma recomendado por aquela instituição.

Nesta segunda etapa, o projeto buscou selecionar uma empresa com algum conhecimento do mercado externo e capacidade instalada ociosa além da qualidade necessária. Devemos lembrar que exportar requer da empresa a implementação de certos requisitos técnicos e normativos que a Guilff já possui, por exportar ainda que timidamente produtos para o MERCOSUL.

Como propósito de maximizar o uso de recursos disponibilizados pela FAPERJ, os pesquisadores elaboraram um cronograma em conjunto com a empresa:

1º Uma pesquisa formal e informal do mercado coreano e de seus produtos: moda praia, moda fitness, moda íntima. Status: Realizado. - essa pesquisa foi repassada a Guilff.

2º Contratação de um consultor na Coréia do Sul para divulgação da empresa e prospecção de importadores e exportadores. Status: Em fase final de conclusão da contratação.

3º Atualização do site da empresa para acrescentar idiomas Inglês e Espanhol. Status: Em fase de desenvolvimento.

4º Reunião com diretores da Guilff para definição de planejamento estratégico para o MERCOSUL - Status: em fase de preparação e agenda.

5º Reunião com a KOTRA - Korean Trade Agency - para possível participação em feira de moda em Seul. - Status: uma primeira reunião foi realizada no final de 2015 quando o projeto FAPERJ foi apresentado. Na ocasião foi recomendado o consultor da Braxco para a prospecção do mercado externo.


Na parte da tarde os pesquisadores se reuniram com o Prof. Msc. João Armando Soares Cunha, vereador no município para discutir projetos a serem apresentados em 2016 para avaliações da FAPERJ no desenvolvimento de emprego e renda na região.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens