No último dia 30/12 os pesquisadores Pedro Paulo S. Felicíssimo e Peter W. H. Lamers realizaram visita ao Professor Carlos Frederico de Menezes Veiga da UFRRJ - Universidade Rural do Estado do Rio de Janeiro em Campos dos Goytacazes e que coordena o Projeto COOPLANTA/FAPERJ de meiose do girassol com a cana de açúcar para realizarem intercâmbio de informações técnicas até agora alcançadas por ambos os projetos e discutirem as estratégias a serem adotadas em 2010 para o cultivar.
Diversos temas foram abordados por ambos os pesquisadores, tendo citado o Profº Lamers a reunião que realizou no início de dezembro com a Diretoria de Tecnologia da FAPERJ sobre as melhores alternativas para o girassol no projeto de F&R em sua segunda fase de implantação: a realização de testes organolépticos e CCPA - Critical Control Points Analysis já definido com o painel da EMBRAPA/RJ para o óleo de girassol.
Esta segunda fase do projeto inicia-se com visita que os consultores devem realizar no final de janeiro ao TECPAR, ao IAPAR e a cooperativa Witmarsum no Paraná para conhecer o processo de produção do azeite de girassol e a mini usina que F&R e LPM pretendem construir no norte do estado.
Este assunto da mini usina e seus aspectos técnicos, relação custo/benefício e viabilização econômica foram amplamente e atenciosamente discutidos por ambos os pesquisadores.
Também foram discutidas as pesquisas realizadas pelo Profº Lamers na Alemanha e Holanda para utilização de 100% de óleo vegetal em motores, pesquisa que também interessa à UFRRJ.
A COOPLANTA já realizou o semeio do girassol ( sementes cedidas pela Helianthus do Brasil) em consórcio com a cana de açúcar no distrito de Travessão em Campos dos Goytacazes. Guiados pelos técnicos e engºs agrônomos Luis Marcos Barreto e Herval Pereira até a fazenda N. Sª Conceição, os consultores Felicíssimo e Lamers puderam conhecer o projeto de meiose ( 4 X 10) que objetiva plantar o girassol e crotalaria juncea para enriquecimento do solo. Com este objetivo o projeto COOPLANTA/FAPERJ adquiriu um equipamento para plantio direto, muito útil para este objetivo mas não adequado para o girassol quando se pretende obter grãos.
O Profº Peter Lamers comprometeu-se a realizar uma pesquisa sobre a metodologia e a prática da realização da ensilagem com o girassol e fornecê-la ao Profº Frederico Veiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens