Reunião no dia 12/01 com o Secretario de Meio Ambiente de Macaé-RJ, Maxwell Souto Vaz, Denilson Machado (Assessor da Secretaria) e os consultores Peter Lamers (www.lpmdobrasil.webs.com) e Leonardo de Aguiar (www.vivaoleo.com.br) consultores da Felicíssimo e Ramires serviu para explicar maiores detalhes a Macaé sobre os objetivos e o funcionamento do projeto de reaproveitamento de biomassas líquidas financiado pela FAPERJ.
O Sr. Denílson Machado ficou motivado com a perspectiva de geração de renda que pode alcançar a população mais carente do município, já que o óleo coletado no município seria comprado pela empresa Ecoleta de Resende que implantou com sucesso o projeto Viva Óleo. Assim, convidou para mostrar um espaço (galpão) que fora adquirido pela Prefeitura e que se pretende seja transformado em um Eco-ponto para todo tipo de material reciclável no município.
A intenção seria se aprovada pelo secretário a inclusão de Macaé no projeto FAPERJ, montar ali o equipamento de purificação de óleo cozinha fabricado pela Lamers Equipamentos e alugado por 18 meses pleo projeto para atender aos municípios que aderem ao projeto.
O Sr. Denílson Machado fez contato com alguns outros municípios convidando-os a receberem os consultores de F&R e fechar parcerias. Foi realizado contatos com o Secretário de Meio Ambiente de Tanguá, o Sr. Elias dos Santos Luz, e o vice-prefeito de Silva Jardim, o Sr. Fernando Augusto Bastos da Conceição.
O Secretário de Meio Ambiente de Tanguá convidou os consultores de F&R para uma reunião no mesmo dia 12/01 na cidade.
O vice-prefeito de Silva Jardim Sr. Fernando Augusto, anotou os telefones de contato dos consultores para agendar data de uma reunião no município, visto que seria necessário conciliar com a agenda do Secretário de Meio Ambiente a sua presença.
O consultor Peter Lamers detalhou os objetivos do projeto no que tange a equipamentos, treinamentos e compra do óleo pela Ecoleta pelo valor atual de R$0,50/ litro. No entanto, o Secretário, Sr. Maxwell trouxe a mesa que é de seu conhecimento que há dois grupos do município do Rio de Janeiro que freqüentemente vão a Macaé realizar a coleta em estabelecimentos comerciais e que pagam cerca de R$0,50 por litro. Ainda conforme o sr. Maxwell, não é possível e nem mesmo é interessante ou legal impedir tal ação, visto que estas empresas na verdade estão ajudando o município e dar uma destinação adequada a parte de seus resíduos.
No entanto, ele reforçou que há o interesse da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé em criar um programa para reciclagem de óleos que seja governamental, isto é, com o apoio da prefeitura e que não envolva apenas a simples coleta, mas também a educação ambiental nas escolas e a tecnologia (equipamentos da LPM).
Dessa forma, foi sugerido então pelo Secretário que a operação da coleta e purificação ficaria a cargo da ONG Catalunya e que esta tendo 3 ( três) espaços onde seria possível alocar o equipamento organizaria um grupo de pessoas que ficasse responsável pela coleta.
Ao final o Secretario solicitou que fosse enviado um convite formal para a Secretaria participar do projeto junto a F&R e FAPERJ, o que deve ser logo providenciado.
Em seguida os consultores dirigiram-se para um dos espaços da ONG Catalunya, porém estava fechado por motivo de recesso. O retorno às atividades deverá ocorrer em fevereiro quando então deverá haver um novo contato dos consultores com a presidente da ONG, a Sra. Viviane.
Reunião com Secretario de Meio Ambiente de Tanguá iniciou-se com a explicação dos objetivos e benefícios do projeto pelo consultor Peter Lamers.
Em seguida, o Secretário Sr. Elias dos Santos contou que fora anteriormente procurado pela CooperBuzios para iniciar o trabalho de coleta de óleo na cidade, mas que este contato não teve seguimento.
Assim mostrou-se completamente interessado em iniciar o projeto com o nosso apoio, uma vez que já possui duas pessoas para operar (o que foi considerado o numero ideal devido ao tamanho do município), espaço e veículo.
Ao final, o Secretario pediu que lhe enviássemos um convite formal de participação junto ao projeto da F&R e FAPERJ, para que fosse possível dar um direcionamento jurídico para uma parceria com a prefeitura e iniciar o projeto o mais rápido possível.
Uma nova reunião foi marcada para o dia 02/02/2010 já com a presença das duas pessoas que farão a coleta para que o projeto já comece a ganhar forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens