Foi iniciada no dia 18/02 na PESAGRO Estação Campos dos Goytacazes, a colheita, medição dos capítulos e pesagem dos girassóis semeados experimentalmente pelo projeto de F&R/FAPERJ.
A colheita foi decidida pelos consultores em conjunto com a PESAGRO de forma antecipada devido ao período do ano não ser o favorável ao plantio do helianthus, o excesso de chuvas não regulares e ao aparecimento das pombas que atacam em busca de alimentos o cultivar.
A produção deverá ser recolhida as estufas da estação para secagem e posteriormente será transportada para esmagamento e extração a frio na mini usina comunitária da COOPERBIOBRASIL em Curitiba/PR onde os professores Edson Guerra da UFPR e PUC e Werner Fuchs (REPAS) desenvolvem o projeto de produção de óleos vegetais extra virgens.
Esta produção deverá representar cerca de 300 litros de óleo de girassol e será direcionada a EMBRAPA Alimentos no RJ para análises organolépticas e de Critical Control Points definidas em conjunto com a engª de alimentos da COOPERBIOBRASIL no PR Marianne Rocha. Estas análises permitirão obter o horizonte a ser atingido pelo processo produtivo e pelo produto para atender as exigências de padrão alimentício para o óleo extraído a frio.
Neste momento estão sendo realizados testes de "prateleira" (vida útil) na EMBRAPA Alimentos RJ em cerca de 5 amostras de óleo de girassol trazidas pelos consultores Pedro Felicíssimo e Peter Lamers do PR. estas análises preliminares nos darão o ponto de partida ou estágio atual em que nos encontramos em processo e produto.
O plantio de 20 ha experimentais na primeira semana de março em conjunto com a PESAGRO Campos dos Goytacazes completarão o ciclo do projeto financiado pela FAPERJ que estende-se até maio de 2010. Com a colheita prevista em agosto pretende-se obter um óleo vegetal com padrão aceitável para ser testado junto aos consumidores e formadores de opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens