Em fevereiro deste ano o projeto de Felicíssimo e Ramires Consultoria/FAPERJ de plantios experimentais de girassol concluiu sua 1ª fase com o apoio da PESAGRO estação Campos dos Goytacazes e assistência técnica dos pesquisadores daquela instituição Engºs agrônomos Silvino Amorim Neto e Wander Eustáquio Andrade e o Técnico Agrícola Lenício José Ribeiro.responsável pelo sucesso do experimento
O projeto inicialmente previsto para as áreas na região noroeste fluminense nos municípios de S.J. de Ubá, Miracema e Itaocara sofreu reveses devido a incidência anormal de grandes chuvas e alagamentos que provocaram a perda de experimentos em cerca de 10 ha cultivados pelo projeto.
Neste caso, o apoio e a solidariedade da PESAGRO Campos e de sua equipe com os pesquisadores Pedro felicíssimo e Peter Lamers foi fundamental para que fosse concretizada esta área agora em fevereiro e possa ser complementada em março com 20 ha divididos em Campos dos Goytacazes ( 18 ha), Rio das Ostras ( 2 ha) e Rio Bonito ( 1 ha).
A colheita desta 1ª fase será direcionada para esmagamento na mini usina de óleo vegetal da COOPERBIOBRASIL no Paraná, devido as exigências da 2ª fase do projeto de que o processo atenda as necessidades de obtenção de um óleo de girassol de qualidades virgem e extra virgem, o qual vai ser analisado pelo painel da EMBRAPA Alimentos no RJ ( análises organolépticas e de Critical Control Points).
A 2ª fase iniciou-se com a recente visita técnica dos consultores da F&R à Colônia Witmarsum, COOPERBIOBRASIL e a fazenda experimental da PUC - PR/EMBRAPA e concretizou-se em um acordo para esmagamento e extração do azeite de girassol na mini usina de óleos vegetais no PR o qual deverá ser analisado no RJ antes da realização dos testes de aceitação junto ao consumidor.
Segue adiante as explanações técnicas sobre as observações realizadas pelos consultores Peter Lamers (F&R) e Wander E. Andrade (PESAGRO Campos)
As primeiras 6 (seis) fotos (de baixo para cima) mostram inicio de floração. As demais o fim da floração. Durante a floração o Engº agrônomo da PESAGRO Campos Wander Eustáquio mediu o tamanho dos capítulos e a altura da planta.
Como choveu muito pouco em Campos durante a floração, favoreceu o enchimento do capitulo.
Foi realizada irrigação (de cada vez 12 mm), quando foi necessario. Uma área não recebeu irrigação nenhuma e ficou evidente a diferença no campo, dando uma floração antecipada de uns 4 dias, com capitulos menores e também uma altura da planta menor.
A aplicação de 2 kg de boro por ha surtiu bons resultados . Todos os capitulos encheram até o centro do capitulo. Falta de boro tem como efeito o enchimento parcial do capitulo, o que não aconteceu.
O efeito de mofo branco na raiz foi em uma percentagem de 1% das plantas. Isto não é assustador sabendo que houve plantação de girassol na safra anterior, o que normalmente não é recomendado.
A temperatura durante os últimas semanas ficou muito alta e chegou às 39º C durante o dia, uma temperatura muito elevada, o que causa evaporação altíssima, especialmente do solo. Ficou evidente, o que era conhecido anteriormente, que estamos lutando contra a natureza: chuvas fortes na plantação em dezembro e semanas de seca em janeiro e em cima de um solo com muito argila, o qual não permite que a água desça rápido em caso de muita chuva e com o sol se tranforme rapido em concreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens