





Um blog destinado a pesquisa e pesquisadores que buscam alcançar com seus projetos e idéias a sustentabilidade e a preservação do nosso planeta
Alunos do Curso de Licenciatura em Geografia da UERJ de São Gonçalo realizaram excelente trabalho de pesquisa de campo sobre os impactos ambientais da instalação do Complexo Petroquímico em Itaboraí/RJ.
O crescimento urbano esperado na região acarretará certamente na necessidade da ela boração de políticas públicas a nível municipal, estadual e federal para amenizar os diversos impactos esperados: econômico, social e ambiental.
Educação ambiental, treinamento e capacitação para a coleta seletiva, ações reguladoras e fiscalizadoras sobre as Áreas de Proteção Ambientais no entorno do COMPERJ são preocupações do projeto que Felicíssimo e Ramires com apoio da FAPERJ vem realizando com as Secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Rio Bonito e Tanguá para a retirada e tratamento de biomassas líquidas residuais ( óleo de cozinha) evitando a contaminação de fontes subterrâneas e leitos de rios pertencentes as diversas bacias hidrográficas da região.
As obras do novo pólo petroquímico já começaram e não houve, até agora, nenhuma melhoria para essa comunidade. Onde esta a ética empresarial com essa comunidade? Será que esse centro industrial se tornará a reduque de Duque de Caxias, concluem os alunos. Estas indagações são preocupantes.