A Escola Municipal Serra do Sambê no município de Rio Bonito foi a primeira instituição de ensino na região do COMPERJ a receber o 1º ciclo de palestras que compõe o projeto de educação ambiental projetado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com Felicíssimo e Ramires Consultoria e com o apoio financeiro da FAPERJ.
O projeto apoiado pela FAPERJ prevê as palestras nas escolas do município como forma de sensibilização das famílias e do comércio local, material de divulgação sobre a importância de preservação do meio ambiente para evitar catástrofes naturais, material para coleta seletiva e uma mini usina projetada pela LPM do Brasil e entregue no princípio de abril que vai ser utilizada para o tratamento e reciclagem do óleo vegetal.
A Secretária de Meio Ambiente de Rio Bonito, Engª Carmem Motta, vem demonstrando um total apoio e coordenação com a Felicíssimo e Ramires na execução das diversas ações planejadas e grande determinação em criar uma estrutura favorável a consecução do objetivo e das metas previstas no cronograma da FAPERJ.
A mini usina entregue no princípio de abril pela LPM do Brasil aguarda as obras e instalações necessárias no terreno designado pela Secretaria para a viabilização das operação de tratamento do óleo, os equipamentos de coleta (bombonas) fornecidos pelo projeto foram inventariados para distribuição nas escolas e outros ecopontos, o material de divulgação e sensibilização foram aprovados pelo coordenador e estão prontos para serem confeccionados na gráfica e entregues aos multiplicadores. Um site está sendo elaborado para atender as necessidades de contatos e fornecer as informações aos interessados em participar.
Novas palestras estão sendo programadas para os meses de maio e junho e a partida da mini usina prevista para a segunda quinzena de maio.
As escolas participam de uma gincana promovida pela Secretaria de Meio Ambiente para incentivar a retirada de óleo vegetal usado da natureza ao mesmo tempo em que os alunos aprendem sobre os benefícios da reciclagem e da preservação. As escolas saem ganhando pois além de receberem os valores provenientes da comercialização do óleo para a Ecoleta ( http://www.vivaoleo.com.br/) parceira do projeto, ainda podem ganhar o prêmio final.
O Diretor da E. M. Serra do Sambê, Profº Wanderlei Ferreira Valadares é um entusiasta do projeto e um grande defensor do meio ambiente no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens