A equipe de pesquisadores da Felicíssimo e Ramires realizou entre os dias 10/12 e 13/12 um tour pelos municípios de Rio Bonito, Maricá, Carmo, São José de Ubá e Cardoso Moreira para verificar os preparativos e o andamento dos projetos de reciclagem de resíduos sólidos e líquidos que deverão ser desenvolvidos em 2015 com o apoio da FAPERJ.
O ICMS Verde do Estado do Rio passa a partir de 2015 a contemplar para efeitos de pontuação na distribuição de recursos aos municípios também além da coleta e destinação adequada dos resíduos tradicionais como a PET, o alumínio, os plásticos, vidros e papéis, o óleo de cozinha usado.
A Lamers Equipamentos Industriais, empresa de Campos dos Goytacazes desenvolveu um equipamento de baixo custo e fácil operacionalidade para tratamento e adequação deste resíduo objetivando seu reaproveitamento industrial, seja para a fabricação de sabões quanto para a produção de biocombustíveis, tintas e vernizes.
O ano de 2014 foi um marco na coleta, tratamento e beneficiamento de resíduos em todo o Estado do Rio de Janeiro com diversos projetos implementados por empreendedores, individuais, cooperativas de reciclagem, empresas e poder público, operando em cooperação para acelerar o problema da destinação correta de materiais descartados pós consumo.
A coleta, tratamento e reaproveitamento destes materiais antes descartados de forma agressiva no meio ambiente se transformou aos poucos em fonte de emprego e renda para diversos empreendedores que viram nesta oportunidade uma forma de ganhar dinheiro com o antes denominado "lixo".
A visita serviu para "startar" os projetos em Rio Bonito com o projeto da igreja católica de recuperação de dependentes químicos no C. T. Santa Teresinha, verificar as obras em Maricá que deve receber uma mini usina para tratamento de óleo, educação ambiental e coletores fixos e bombonas em um projeto com parceria com a ONG ECCOVIDA e com a empresa de energia AMPLA.
No dia 12 de dezembro realizou-se visita a Secretaria de Meio Ambiente do município do Carmo e a cooperativa local que deve receber na próxima terça feira dia 16/12, 3 contêineres de 1.000 litros e 100 bombonas de 50 litros para avançar na coleta do óleo. Na ocasião foi combinado com a Secretaria de Cultura ações paralelas de educação ambiental.
Ainda no dia 12 de dezembro visitou-se a Usina de Tratamento de Resíduos do município de São José de Ubá, onde a Lamers Equipamentos Industriais terminou a instalação de uma esteira seletora móvel de última geração custeada com recursos da FAPERJ que vai facilitar na ergonomia do trabalho e aumentar certamente a produtividade na separação e tratamento dos resíduos sólidos. o município já recebeu uma mini usina de tratamento de óleo de cozinha, bombonas para coleta e material de divulgação foi custeado com recursos da instituição. Deve ainda receber em janeiro coletores fixos para ecopontos a serem abertos na cidade.
No sábado 13 de dezembro de 2014 os pesquisadores realizara visita técnica ao município de Cardoso Moreira onde vai ser construído um galpão de armazenagem para os materiais coletados na cidade. Os materiais de construção foram adquiridos para o empreendedor e a Lamers Equipamentos Industriais deve construir 12 coletores fixos para ecopontos na cidade. Ações de Educação Ambiental nas escolas também estão previstas com a parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação. Vejam as fotos da visita:
SÃO JOSÉ DE UBÁ
CARMO
CARDOSO MOREIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens