O Lar Meimei de Valença recebeu neste dia 19 de maio o professor Álvaro Eduardo dos Anjos Oliveira e sua equipe para a visita técnica de encerramento do segundo projeto apoiado pela FAPERJ para o município através da instituição de reciclagem de resíduos e reaproveitamento do óleo vegetal usado.
Recebidos pelo diretor da instituição, Rogério Fort, fomos conhecer os benefícios que o projeto inicialmente desenvolvido em 2009 com a implantação de uma mini usina de tratamento do óleo de cozinha, trouxe para a instituição que cuida de 35 crianças carentes.
Rogério Fort nos informou que o volume atual de coleta gira em torno de 3.000 litros/mês retirados do meio ambiente de Valença e que o projeto vem complementando com esta renda as atividades sociais de apoio à educação e formação moral e cívica das crianças assistidas pelo Lar Meimei.
Elas estudam durante o dia normalmente e depois são conduzidas por uma van da escola para a instituição onde permanecem à tarde para o desenvolvimento atividades extra curriculares como aulas de capoeira, informática, judô, reforço escolar e formação moral e cívica. Durante o período de permanência na instituição recebem um lanche. Todo este trabalho social e de educação complementar é custeado com os recursos da venda do óleo coletado e doações.
O projeto atual apoiado pela FAPERJ instalou 15 coletores fixos ( denominados de papa óleos) nas escolas da rede pública e privada de ensino do município, cujo objetivo é ampliar a coleta seletiva do óleo de cozinha, ampliando assim a receita da instituição e os projetos sociais desenvolvidos. A FAPERJ também financiou material de divulgação do projeto.
Rogério Fort gravou um vídeo para o relatório final à instituição agradecendo o apoio da FAPERJ e à tarde os pesquisadores realizaram visitas as unidades escolares onde estão instalados os coletores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens