Em mais um projeto apoiado pela FAPERJ para preservação do meio ambiente no estado do Rio de Janeiro, a Diocese de Vila Valqueire inicia a sua campanha de coleta e tratamento de óleo vegetal residual (o popular óleo de cozinha usado) com objetivos sociais e educativos. Incentivado pelo Padre Cristóvão Sopicki do Santuário da Divina Misericórdia, um entusiasta da preservação do meio ambiente e de práticas esportivas como o ciclismo rural como forma de manter a saúde e conscientizar os fiéis da importância de preservar os recursos naturais e ter hábitos saudáveis, a coleta deve se estender pelas demais igrejas católicas na região e obter o apoio dos estabelecimentos comerciais e da população do bairro em geral para conseguir coletar um volume inicial estimado em 5.000 litros/mês. Os recursos obtidos com a venda do óleo tratado servirão para manter as obras sociais da diocese.
Neste dia 6 de novembro, os pesquisadores responsáveis pelo projeto realizaram uma visita técnica para verificar o andamento do projeto e orientar sobre os procedimentos simples de logística e operacionais para a execução da coleta e tratamento dos resíduos.
Na ocasião também estavam presentes os representantes do Grupo Ecológico Pau Brasil, Jorge Luís Pinto Barcellos e sua esposa, que já realizam um trabalho semelhante de coleta de óleo de cozinha na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração na Praça Seca em Jacarepaguá e Nossa Senhora do Amparo em Cascadura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens