quarta-feira, 27 de maio de 2009

Projeto FAPERJ Girassol Noroeste - 1ª fase

Em reunião entre os dias 22/05 e 25/05 de 2009 na Região Noroeste do Estado do RJ com o apoio financeiro da FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e apoios logísticos e operacionais do SEBRAE/Pádua, FIRJAN Noroeste, Prefeituras de Itaocara, Pádua, Miracema, São José de Ubá e Itaperuna, empresas Helianthus do Brasil e Lamers Project Management, teve início o Projeto “Experimentação agrícola para análise de viabilidade técnica e financeira de plantio em escala comercial do Helianthus annuus”, coordenado pela empresa Felicíssimo e Ramires Consultoria em Gestão Empresarial Ltda.
As áreas inicialmente selecionadas são:
Sítio Belo Jardim na Estrada Caeté, município de Itaocara e de propriedade de Nilson Marino de Ornellas ( empresa Cachaça Itaocarina) com 10 ha
Sítio Santo Antônio no distrito de Paraíso Tobias (RJ 200 km 9), município de Miracema de propriedade de Antônio Carlos Pascotto, o "Toninho Veterinário" com 1 1/2 ha
Sítio Valão dos Porcos, município de São José de Ubá de propriedade do atual Secretário de Meio Ambiente deste município, Bismarck José Ney com 1 1/2 ha.
Devido ao período de estiagem que deve ir até meados do mes de setembro todos os experimentos deverão ser irrigados. O palntio será em rotação coma s culturas de milho, feijão e cana de açúcar e uma pequena área com tomate ( cuja colheita deverá ser manual).
O Acompanhamento Técnico estará a cargo do Engº Agrônomo Paulo Sérgio da Silva Leite, indicado pelo SEBRAE/Pádua e atualmente exercendo funções na Defesa Sanitária deste município. Ele será coordenado pelo Engº Agronomo Rodney Cordeiro da Helianthus do Brasil.
Queremos agradecer e citar o apoio do SEBRAE/Pádua ao projeto através do Sr. José Alcino Cosendey Nascimento ("Zequinha") aos Secretários de Agricultura, Magno Vicente e de Meio Ambiente, Bismarck José Ney de São José de Ubá, a FIRJAN escritório noroeste com o coordenador Carlos Orioli e a muitos outras autoridades que prometeram ajudar na difusão da tecnologia do plantio do girassol no RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens