quinta-feira, 12 de abril de 2012

Término da Instalação elétrica da Usina de Tratamento e Beneficiamento de Óleo de Cozinha da COOPCAL - Cooperativa de Catadoras do Alemão, um Projeto apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro













Aos poucos a COOPCAL - Cooperativa das Catadores do Complexo do Alemão organiza as suas operações de coleta seletiva. 

A Cooperativa está localizada na Avenida Itaóca 2353 A, localidade da Nova Brasília, Complexo do Alemão. 

Desde o mês de novembro do ano passado quando a FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro através de projetos apresentados pela Felicíssimo e Ramires Consultoria em Projetos Ambientais, passou a apoiar a introdução de tecnologias de baixo custo e de fácil operacionalidade em cooperativas de reciclagem, a COOPCAL, uma cooperativa formada por 17 mulheres e 9 homens, chefes de família que retiram o sustento da coleta seletiva no Complexo de Favelas do Alemão, passou por mudanças significativas que contribuíram por aumentar a auto estima dos catadores e a esperança de dias melhores.

Os recursos da FAPERJ utilizados até agora recuperaram parte do telhado destruído que em dias de chuva causava a inutilização de parte do material reciclado pela cooperativa como papel e papelões, além de causar o acúmulo de água parada. Forma realizadas obras de adaptação no local e adquiridos 100 bombonas de 50 litros, 4 contêineres de 1.000 litros e uma mini usina de tratamento de óleo de cozinha.

A aquisição da mini usina inclui o treinamento operacional e a manutenção pelo período de 6(seis) meses. Está sendo construído um tanque para lavagem das bombonas e uma caixa separadora de óleo e água para adequação às normas ambientais exigidas pelo INEA.

Foi apresentado para avaliação pela instituição um novo projeto no Edital 04/2012 - Apoio ao Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica e Social o qual tem por objetivo desenvolver a cadeia para agregação de valor no reaproveitamento do PET, com a instalação de esteiras e recuperação de equipamento existente na COOPCAL. Sem dúvida nenhuma mais uma ação geradora de emprego e renda que irá agregar maiores benefícios às ações já existentes do governo estadual naquela região.

Felicíssimo e Ramires pretende também apresentar ainda este ano um projeto de auxílio ao desenvolvimento tecnológico para capacitação das mulheres catadoras da COOPCAL na produção de artesanato ecológico a partir de material reciclado pelas cooperadas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens