terça-feira, 24 de julho de 2012

Cooperativa de Reciclagem do Complexo do Alemão recebe treinamento para produzir óleo de cozinha reciclado com apoio da FAPERJ

No último dia  18 de julho a COOPCAL - Cooperativa de Catadores do Complexo do Alemão formada por 17 mulheres e 9 homens que retiram o sustento de suas famílias do lixo produzido naquela comunidade, receberam treinamento da LPM do Brasil para operar equipamento de purificação de óleo de cozinha usado, produzindo o primeiro lote do produto.

O projeto apoiado pela FAPERJ vem agregar uma maior renda aos cooperativados, visto permitir que eles acrescentem um novo material em sua coleta diária.

O projeto apoiado pela FAPERJ disponibilizou o equipamento que teve um custo estimado em R$ 25.000,00, cerca de 150 bombonas para a coleta do óleo além de pequenas obras de infra-estrutura para adequação às normas ambientais de tratamento do óleo.

Durante o treinamento recebemos a visita do Sr. Vinicius Riêgo de uma empresa Belo Horizonte, Minas Gerais interessado em replicar o projeto de coleta de óleo.

O Projeto apoiado pela FAPERJ tem repercutido positivamente na mídia, onde o trabalho incansável da Presidente da Cooperativa, D. Zilda Barreto da Silva tem sido o destaque. Veja a reportagem do programa da Fátima Bernardes em http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/v/moradora-do-alemao-catava-lixo-e-agora-e-dona-de-uma-cooperativa/2022893/

Um comentário:

  1. Ola, como vai espero que bem.

    Sou um colaborador de cooperativas de catadores de papel em SP a 15 anos e a seis anos
    tínhamos em mente e por conta própria montar uma usina de bio diesel aqui em nossa região temos uma logistica de coletagem de óleo de fritura em comercios locais , mas com os contratempos e por falta de apoio da administração do nosso município( Secretária de Limpeza Urbana), não nos deram apoio para implantação porque o local é da prefeitura, mudou o secretário a a atual administração esta apoiando projetos de reciclagem através do PNRS Plano Nacional de Resíduos Sólidos do governo federal.
    Assumi uma cooperativa de catadores a três meses a qual eu sou o presidente e estamos lutando para convênios com os governos Mun., Est. e Federal além de ter um pré acordo com a DERSA por um terreno de compensação ambiental de sobra do Rodo Anel aqui em São Paulo Zona Leste, foi que pesquisando novamente encontrei este site.

    É possivel você nos enviar, o projeto de uma usina deste porte?
    Se sim, qual o custo atualizado?
    Você tem algum contato que montou este projeto aqui em SP de sua autoria, é possivel conhecer?

    Desde já agradeço sua atenção,
    Hugo Paiva.
    Presidente da COOTRALESTE
    Cooperativa Mista de Trabalhadores da Zona Leste

    https://www.facebook.com/cootraleste.3

    http://blogreciclalixo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens