domingo, 1 de setembro de 2013

Representantes do Meio Ambiente em Rio das Ostras realizam visita técnica para conhecer o projeto modelo em Carapebus

Seguindo o cronograma da última reunião em que foi apresentado o projeto do Professor Álvaro Eduardo dos Anjos contemplado pela FAPERJ para beneficiar o município de Rio das Ostras, realizou-se uma visita técnica no dia 28 de agosto com o Sr. Adilson Farias, Gestor de Resíduos, designado pela Secretaria do município para conhecer o projeto idêntico realizado no município de Carapebus, também com apoio da FAPERJ.

Na ocasião também estava presente o Sr. Elmo Graeff identificado pela Secretaria como a pessoa que realiza a coleta seletiva no município de Rio das Ostras.

Segundo o sr. Adilson Farias, o município vem criando infra estrutura para se adequar a Legislação Federal de Resíduos Sólidos com a construção de um local apropriado para sua destinação, seleção e tratamento, resolvendo-se voltar-se então a  atenção neste momento inicial para a questão da coleta e tratamento de resíduos líquidos ( óleo de cozinha usado) em Rio das Ostras. 

O sr. Adilson Farias  informou sobre a atual campanha da Secretaria Municipal de Meio Ambiente nas escolas para a coleta do óleo de cozinha, informando, porém, que este resíduo ( ainda em volumes modestos) é destinado a uma empresa aparentemente sem nenhum tratamento que o livre da água e da borra ( que são realmente os resíduos que agridem o meio ambiente) e sem uma destinação final correta e técnica do ponto de vista do reaproveitamento industrial e do descarte ambiental da sobra (água e borra) no meio ambiente.

O professor Álvaro Eduardo, informou ao representante da Secretaria que o processo e o equipamento desenvolvido com apoio da FAPERJ desde 2009 pela Lamers Equipamentos Industriais, está presente em cerca de 9 (nove) municípios do Rio de Janeiro, purificando e tratando um volume hoje estimado em 100.000 litros/mês: Resende, Valença, Barra do Piraí, cidade do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Tanguá, Rio Bonito, Conceição de Macabú e Carapebus desenvolveram modelo semelhante com sucesso.

Este é o equipamento  (junto com outros equipamentos: esteira e coletores) que o projeto do Professor Álvaro Eduardo dos Anjos com apoio da FAPERJ está oferecendo gratuitamente ao município de Rio das Ostras.

O Sr. Adilson Farias teve oportunidade de conhecer os coletores de resíduos sólidos doados a Carapebus. 

Ele  colocou a dificuldade da Secretaria de Meio Ambiente de instalar bombonas nos colégios dado que  uma possível sujeira e contaminação viesse a ser proveniente da disposição do óleo de cozinha.

O professor Peter Lamers, conhecendo esta dificuldade vêm desenvolvendo coletores adequados para o óleo de cozinha dos quais 10 unidades estão sendo disponibilizados neste projeto ao município de Rio das Ostras para colocação nas escolas em apoio à campanha da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Um dos coletores deverá ficar no campus da UFF em Rio das Ostras, conforme foi definido com professores e e pesquisadores daquela instituição

Ficou então agendada uma reunião para um dia na semana entre 9/9 a 13/9 na Secretaria de Meio Ambiente para debater os 9 (nove) ecopontos que poderiam receber estes coletores, enquanto aguarda-se a construção da mini usina de tratamento de óleo pela Lamers Equipamentos que deverá ser instalada em local próprio e provavelmente operada pelo sr. Elmo Graeff. 

Durante este tempo em que a usina estará sendo construída, estará sendo disponibilizado o contato de coleta de óleo em Carapebus, Sr. João Brito para que realize a coleta e o tratamento adequado naquele município.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens