sábado, 5 de março de 2016

APAE do município de São José de Ubá/RJ torna-se modelo de gestão para toda a instituição APAE



A APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais do município de São José de Ubá recebeu neta quinta feira dia 3/3/2016 a visita dos professores pesquisadores Marcello Silveira Vieira e Pedro Paulo Silveira Felicíssimo e do técnico de pesquisas Welliton Hardoim para a visita técnica de supervisão final do projeto apoiado pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro para o apoio ao desenvolvimento de infraestrutura na instituição.

Com os recursos disponibilizados pelo projeto foram adquiridos diversos equipamentos: esportivos, de estimulação precoce, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento psicomotor, educativo e de fisioterapias. 

A Educação Especial difere da educação formal por seu caráter multidisciplinar e interdisciplinar onde as atividades psicomotoras, por exemplo, a prática do esporte adaptado contribui para o desenvolvimento cognitivo que tem que vir a ser estimulado por atividades cognitivas, por exemplo, jogos lúdicos como jogo da memória, quebra cabeças e outros. Por sua vez as atividades cognitivas dependem de atividades senso motoras de caráter emotivo como a fisioterapia e a estimulação precoce entre 0-6 anos.

É uma atividade disciplinar complexa, de alto custo e que requer dedicação da equipe também multidisciplinar entre assistentes sociais, psicólogos, terapeutas educacionais, pedagogos, envolvendo também neste processo a família e o núcleo social do assistido.















































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens