sábado, 19 de dezembro de 2009

Projeto FAPERJ ( reaproveitamento de biomassas líquidas p/ biodiesel) é apresentado aos municípios de Rio Bonito/RJ e Cachoeiras de Macacu/RJ

No dia 16/12 as Secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Rio Bonito/RJ e Cachoeiras de Macacu/RJ receberam as visitas dos pesquisadores Pedro Felicíssimo (Felicíssimo e Ramires Consultoria em Agroenergia e Bioenergia), Peter Lamers (LPM do Brasil e Lamers Equipamentos Industriais) e Leonardo de Aguiar ( Ecoleta e Projeto Viva Óleo de Resende) do projeto apoiado pela FAPERJ de reaproveitamento de biomassas líquidas (óleo de cozinha) voltado para a produção de biodiesel.
O engº holandês Peter W. H. Lamers que detém a expertise do conhecimento no Brasil da pesquisa de produção de biocombustíveis pela rota enzimática ( patente do Instituto Fraünhofer na Alemanha do qual é consultor) desenvolveu uma mini usina de tratamento e purificação de óleos vegetais usados, a qual F&R pretende alugar e instalar em diversos municípios no entorno do pólo petroquímico da Petrobrás (COMPERJ) em Itaboraí/RJ com o objetivo de amenizar o impacto ambiental sobre os cursos de água da bacias hidrográficas da região advindos certamente do crescimento urbano e populacional que deve ocorrer nos próximos 5 anos.
A Secretária de Meio Ambiente de Rio Bonito, Carmem Motta é uma entusiasta do projeto, o qual vê como um complemento das diversas ações que já vem sendo implementadas pela sua secretaria em Rio Bonito através dos projetos Telhado Social e Recifibra, além da Agenda 21.
Ela prevê a implantação a partir de janeiro de 2010 do projeto financiado pela FAPERJ tendo já oficializado a parceria com F&R, Ecoleta e Lamers Equipamentos Industriais.
Inicialmente F&R e Ecoleta deverão realizar encontros de sensibilização com as escolas do município, associações de moradores e iniciativa privada, fornecendo material de divulgação sobre a importância da preservação do meio ambiente, organizando os grupos de coleta e os ecopontos assim como fornecendo material de coleta (bombonas) e o aluguel de um equipamento por 18 meses ( tempo de duração do projeto) para tratamento e purificação de 5.000 litros/mes de óleo de cozinha usado, equipamento que deverá ser instalado na Usina de Tratamento de Resíduos de Rio Bonito.
Foi realizada uma vista ao local onde deverá ficar este equipamento e que é coordenado pelo Sr. Aécio Macedo, assessor da Secretaria de Meio Ambiente. está programado uma segunda visita no dia 22/12 para conversações com um investidor privado que deseja apoiar o projeto em Rio Bonito.
A visita ao município de Cachoeiras de Macacu teve como objetivo manter um primeiro contato para apresentação do projeto. Recebidos pelo Secretário de Meio Ambiente, Dr. Terranova e feitas as devidas apresentações dos objetivos e metas propostas disponibilizamos ao município os recursos do projeto FAPERJ para educação ambiental.
O Secretário informou que deverá incluir em projeto a ser apresentado a Petrobrás, um equipamento para tratamento e purificação do óleo vegetal usado, está providenciando ações em 2010 de educação ambiental junto as escolas e associações e prometeu voltar a entrar em contato com F&R para adequar o projeto FAPERJ as necessidades do município.
Outros municípios estão sendo visitados ainda neste mes de dezembro pelos consultores, entre eles, Maricá e Petrópolis para divulgação do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens