sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Reunião em Bom Jesus de Itabapoana busca incentivar a realização de projetos em P&D no noroeste do RJ

No último dia 7/12 realizou-se em Bom Jesus de Itabapoana com a presença do Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia Dr. Alexandre Cardoso, autoridades do município e representantes da FAPERJ e de cooperativas da região, reunião técnica para expor e incentivar a realização de projetos em Pesquisa e Desenvolvimento para a região noroeste do Estado do RJ.
A região que sofreu com as enchentes nos últimos 3 anos tem atraído diversas empresas em áreas diversificadas de produção, comércio e agroindustria e tem recebido uma atenção especial do Governo do Estado e da Secretaria de Ciência e Tecnologia que procura incentivar o desenvolvimento regional considerado estratégico em função do cluster do petróleo da Bacia de Campos, a proximidade com os estados de MG e ES, sendo uma importante rota comercial de carga de produtos para o abastecimento do RJ e de SP.
Esteve presente à convite da CAVIL - Cooperativa Agrária Vale do Itabapoana, que desenvolve projeto de esmagamento de sementes de girassol para a indústria de cosméticos com o apoio da FAPERJ, o nosso consultor Engº Peter Wilhelmus Henricus Lamers, o qual vem desenvolvendo esforços em projetos de F&R de agroenergia ( produção de girassol com o apoio da FAPERJ ) e bioenergia ( produção de biocombustíveis pela rota enzimática em parceria com o Instituto Fraunhofer da Alemanha e LPM do Brasil) além do desenvolvimento de mini usinas para a produção de biodiesel a partir do reaproveitamento de biomassas líquidas (óleo de cozinha) também com apoio da FAPERJ.
Na ocasião, o Dr. Peter Lamers teve a oportunidade de manter um intercâmbio com os presentes sobre os projetos de Felicíssimo e Ramires e LPM do Brasil nestes setores que estão em execução e/ou análise pela FAPERJ e FINEP em busca de apoio para a implantação de uma unidade esmagadora de oleaginosas na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens