No dia 30 de Outubro foi concluída a conversão de um grupo motor gerador de eletricidade para óleo vegetal dentre de um programa de testes e experimentos com apoio da FAPERJ no Rio de Janeiro.
Com este evento foi realizada a transferência de tecnologia de conversão de motores diesel para o uso de óleos vegetais para o Brasil.
O motor gerador, disponibilizado pela empresa Locastrom, consiste de um motor MWM 4.10 TCA Turbo Aftercooler de 108 CV de potencia. O motor tem quatro cilindros em linha com uma cilindrada total de 4,3 litros. O sistema de injeção é mecânico, modelo AS2000 da Bosch, o que faz um conjunto favorável à conversão para óleo vegetal. Este modelo de bomba injetora da Bosch é do tipo injeção em linha. A taxa de compressão do motor é 16,3 :1.
O processo de desenvolvimento e transferência da tecnologia foi realizado pela empresa Lamers Equipamentos Industriais (www.lpmdobrasil.webs.com) em colaboração direta com a empresa Felicíssimo e Ramires Consultaria, especializada em agroenergia e bioenergia e coordenadora do projeto FAPERJ.
Para a conversão foi usada a tecnologia da Elsbett Holanda, empresa conhecida no mercado internacional pelo trabalho em motores diesel, utilisando óleos vegetais. A tecnologia é bem comprovada na Europa onde já foram convertidos mais de 30.000 motores. O interesse por esta tecnologia tem aumentado muito no mundo, especialmente na Europa após a falta de apoio dos governos ao produtor de biodiesel.
Normalmente o óleo vegetal usado na Europa é de canola ou girassol. No experimento no Rio de Janeiro está sendo utilisado inicialmente óleo de soja o que é uma novidade para o uso da tecnologia Européia.
O objetivo do projeto da FAPERJ é transferir a tecnologia de conversão para o Brasil, usando combustíveis vegetais locais sem a necessidade de produzir biodiesel. Numa segunda instancia o projeto quer utilisar óleos residuais purificados usando a tecnologia das mini usinas da LPM do Brasil, alugadas pela Felicissimo e Ramires em projeto FAPERJ anterior de "Implantação da Cadeia de Coleta e Tratamento do Óleo Vegetal Residual"
Para poder usar óleo reciclado, o produto tem que obedecer às normas européias DIN para utilização como combustível direto em motores diesel.
A conversão do motor gerador da Locastrom consumiu três dias de trabalho. O projeto escolheu esta empresa pela capacidade profissional de sua oficina qpara poder receber a tecnologia, e o fato dela estar equipada com as facilidades para testes de carga dos motores na oficina.
Nos próximos meses o motor gerador convertido vai ficar dentre da empresa Locastrom para gerar energia para a própria empresa e realizar os testes necessários para alcançar os objetivos do projeto da FAPERJ.
O motor gerador foi testado no fim da conversão utilizando diversas cargas de uns 30% da capacidade do motor até a plena carga, utilizando diesel e óleo de soja, observando o comportamento do motor. Ficou comprovado que o motor não perde potencia alguma em plena carga usando óleo vegetal puro. Neste sentido o uso de óleo vegetal tem a preferência em comparação com biodiesel ou com misturas de biodiesel e diesel, combustíveis que fazem o motor perder potência.
Interessados na tecnologia tanto da conversão do motor quanto da purificação do óleo vegetal para o uso direto em motores diesel podem entrar em contato com a empresa LPM do Brasil (e-mail: lpm_campos@uol.com.br).
Muito bom o trabalho, também estou tentando realizando algumas adaptações para um trator para trabalhar com óleo de crambe...
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