Com cobertura da imprensa do município de São Gonçalo e a presença de autoridades do governo e de personalidades envolvidas com a causa sócio ambiental no Estado do Rio de Janeiro, ocorreu neste dia 27/11/2010 a inauguração da 2ª Usina de Beneficiamento de Óleo Vegetal Usado ( o popular óleo de cozinha) do Estado do Rio de Janeiro, projeto apoiado com recursos da FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e executado pela Felicíssimo e Ramires Consultoria em Gestão Empresarial Ltda, consultoria especializada nas áreas de agroenergia e bioenergia.
Com equipamento e processo inovadores de tratamento e purificação de óleo vegetal usado, desenvolvido pelo professor Peter W. H. Lamers da Lamers Equipamentos Industriais, a usina consumiu cerca de R$80.000,00 (oitenta mil reais) em recursos da FAPERJ, entre obras de infraestrutura, material de coleta e aluguel de máquinas e equipamentos da LPM do Brasil pelo prazo de 18 meses.
A LPM do Brasil como nos outros locais onde foram instaladas mini usinas, promove o treinamento e a capacitação de pessoal para a operação do equipamento e do processo, criando acordos com os beneficiados para extensão do benefício após o término do período de aluguel custeado pela FAPERJ, seja para a continuidade das pesquisas pela LPM com o óleo vegetal usado buscando a sua utilização como biocombustível em motores estacionários, seja permitindo a aquisição definitiva pelo beneficiado da Usina de Tratamento por um valor residual compatível com os recursos daqueles.
Locais onde o projeto da Felicíssimo e Ramires instalou unidades:
Rio Bonito em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Valença beneficiando o Lar Meimei que atende crianças carentes
Barra do Piraí, a cargo do projeto Óleo Local
Resende onde foi instalada a 1ª Usina de Tratamento de Óleo Vegetal Usado do Estado do RJ ( atualmente com um volume crescente de 40.000 litros/mês) e a cargo do projeto Viva Óleo.
A Usina de São Gonçalo tem como beneficiário o MEI Sr. Adeir Albino, líder comunitário do Salgueiro, bairro da Itaoca e ex-reciclador de resíduos no aterro sanitário do Estado localizado naquele bairro.
Estiveram presentes entre outras personalidades importantes: Os Secretários de Meio Ambiente de Tanguá, Dr. Elias dos Santos Luz, Rio Bonito, Engª Carmem Motta Kleinsorgen, o 2º Vice Presidente da Câmara de São Gonçalo, Vereador Miguel Morais representando a Prefeita Aparecida Panisset, o Diretor da Fundação Leão XIII de Niterói, Jorge Pereira da Silva e sua esposa Rita, Reinaldo Silva de Abreu, consultor da UNISOL - Universidade Solidária, representante do Conselho de Meio Ambiente da OAB seccional do Estado do Rio de Janeiro, representantes da Agenda 21 junto ao COMPERJ e das igrejas locais que realizam importantes obras sociais na comunidade.
Vídeos da inauguração com depoimentos sobre o projeto em:
http://www.youtube.com/watch?v=CjuUYqElZFo
http://www.youtube.com/watch?v=mcCCi_lsAWE
Vídeos da inauguração com depoimentos sobre o projeto em:
http://www.youtube.com/watch?v=CjuUYqElZFo
http://www.youtube.com/watch?v=mcCCi_lsAWE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens