terça-feira, 14 de junho de 2011

Complexo do Alemão no RJ recebe apoio da FAPERJ para implantação de projeto ambiental

Buscando consolidar as diversas ações sociais, educacionais e culturais que estão chegando ao Complexo de Favelas do Alemão no Rio de Janeiro decorrentes da pacificação da comunidade, a FAPERJ aprovou em seu último edital 03/11 de Inovação Tecnológica, projeto da Felicíssimo e Ramires Consultoria para o desenvolvimento da cadeia produtiva do óleo vegetal residual: coleta, tratamento, beneficiamento e destinação final ao mercado do popular óleo de cozinha em apoio a COOPERLIBERDADE - Cooperativa de Reciclagem Eu Quero Liberdade.

A COOPERLIBERDADE é formada principalmente por egressos do Sistema Prisonal, número expressivo em uma comunidade com população estimada em 400.000 pessoas e até então relegada a um segundo plano pelo poder público. O Complexo de Favelas do Alemão têm recebido diversos projetos nos âmbitos federal, estadual e municipal, relativos a objetivos de cunho social, educacional e cultural. No entanto, carecia ainda de projetos que resultassem em geração de empregos e rendas, principalmente em grupos marginalizados ou estigmatizados pelo mercado de trabalho.

Uma das atividades exercidas por estes grupos é o da coleta de resíduos urbanos, entre eles, o óleo de cozinha usado. Estima-se um volume mensal no Complexo de 100.000 litros/mês. Reconhecendo a importância da implantação de um projeto que apoiasse a reinserção social destes grupos, a FAPERJ selecionou o projeto de inovação tecnológica desenvolvido por F&R com apoio da Lamers Equipamentos Industriais para a coleta, tratamento e beneficiamento em processo e equipamentos desenvolvidos por estas empresas, capaz de reciclar o óleo vegetal saturado e torná-lo apto ao uso como biocombustível em motores estacionários.

Recebidos pelo presidente da cooperativa e também do PROVE - Programa de Reaproveitamento do Óleo Vegetal do Governo do Estado, Robson Borges, pelo diretor da cooperativa, Cláudio Novaes e por Luciano Hernandes, dono da Lucimaq Entulhos, os pesquisadores Pedro Felicíssimo e Orlando Confalonieri, foram verificar as possíveis áreas para instalação das 3(três) mini usinas do projeto.

O Projeto prevê a instalação de uma unidade de beneficiamento ( a 3ª do estado, depois de Resende e São Gonçalo) e 2 (duas) unidades menores de tratamento e purificação em pontos estratégicos. As áreas definidas como possíveis foram: Fazendinha no bairro de Inhaúma ( 25.000 habitantes) e Vila Cruzeiro no bairro da Penha ( 120.000 habitantes).

Na área da Fazendinha desenvolve-se o Projeto Ecomplexo Sustentável da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro que busca  reciclar para reaproveitamento todo o lixo da construção civil. Neste terreno em parceria com a Comlurb, ocorre também a triagem seletiva de sucata, papelão, PVC e outros materiais.

Na Vila Cruzeiro fomos recebidos pelo Diretor Executivo da ONG Atitude Social, Antônio Tibúrcio, coordenador de projeto social que é modelo no Complexo de Favelas da Penha. Com atendimento jurídico da OAB, Consultórios Médico e Odontológico, Quadra de Esportes, Piscina, Sala de Aulas, Anfiteatro, abriga também o Projeto Meninas Mãe, que atende jovens mães ( algumas com 12 anos de idade) sob vulnerabilidade e risco social.
































Terminamos a visita técnica com uma certeza: o projeto da FAPERJ é muito bem vindo!

3 comentários:

  1. Esse projeto servirá como caminho alternativo de reintegração aos egressos do sistema que vivem dentro deste complexo!!
    Reciclar vidas, reciclando óleo!!!

    Robson Borges

    ResponderExcluir
  2. Grande iniciativa socioambiental!!
    Vai beneficiar um número enorme de pessoas, direta e indiretamente. Parabéns pelo Projeto!

    Monica Durst

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PELO PROJETO! ELE ALEM DE SER UM CAMINHO ALTERNATIVO PARA REINTEGRAÇÃO DOS EGRESSOS TAMBÉM ABRIRÁ OPORTUNIDADES DE TRABALHO E RENDA.

    A LIBERDADE GERANDO IGUALDADE!!!!!!!!!!!

    SOLANGE OLIVEIRA

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens