quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ações ambientais em Carapebus apoiadas pela FAPERJ recebem a adesão do município de Conceição de Macabú

Em visita técnica neste dia 19/12 ao município de Carapebus para supervisão e acompanhamento da instalação da mini usina de tratamento de óleo vegetal usado financiada com recursos da FAPERJ, o empreendedor e professor do SENAC, Marcello Silveira Vieira, acompanhado da equipe de consultores da Felicíssimo e Ramires e do diretor da LPM do Brasil, professor Peter Lamers, puderam constatar os avanços e benefícios que este projeto apoiado pela FAPERJ está trazendo e deve proporcionar nos próximos anos àquela região.

Esta região uma das mais exuberantes em termos de vegetação e fauna de litoral, por conta do desenvolvimento proporcionado pela existência da Bacia de Campos, vinha tendo ameaçada a sua sustentabilidade ambiental decorrente do profundo impacto que esta atividade tem sobre o ecossistema em geral.

Com a presença do subsecretário de Turismo e Meio Ambiente de Carapebus Dr. Leandro Dias Pinto e do Presidente da Câmara de Conceição de Macabú, Dr. Marlon Abreu Gomes, a reunião foi marcado pela definição da estratégia para o projeto FAPERJ em 2012 naqueles dois municípios, agora unidos pelo bem comum de defesa do meio ambiente da região.

Ficou definido que o município de Conceição de Macabú será beneficiado com a aquisição de 70 bombonas para coleta de óleo de cozinha, sendo 30 delas distribuídas pelas escolas municipais e do Estado no início do ano letivo de 2012 e as demais 40 bombonas espalhadas por ecopontos no município. O óleo recolhido por cooperativa de Catadores de Conceição de Macabú será destinado primeiramente a Usina de Tratamento da LPM do Brasil em Carapebús com o objetivo de alcançar qualidade e volume, gerando assim maior renda e incentivos às ações. O projeto também deve enviar 30 bombonas para complementar os ecopontos em Carapebús.

Marcello Silveira Vieira, coordenador do projeto FAPERJ, garantiu ainda o apoio a divulgação com a confecção de banners e palestras educativas nos dois municípios.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores de Conceição de Macabú, Dr. Marlon Abreu Gomes, solicitou ao diretor da Felicíssimo e Ramires, professor Pedro Felicíssimo, que mediasse diante da FAPERJ, a possibilidade da instalação de uma mini usina em Conceição de Macabú, sendo então orientado para encaminhar um documento oficial neste sentido à Diretoria de Tecnologia da instituição no início de 2012, colocando desde já, a sua equipe à disposição para elaboração de um projeto específico para Conceição de Macabú.

Como um dos benefícios deste projeto apoiado pela FAPERJ., o vereador de Carapebús, Dr. José de Vasconcelos de Luma Jr.(Vereador Juninho, apresentou e conseguiu aprovação por unanimidade da lei que regulamenta e disciplina, a coleta de óleo vegetal usado no município.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens