quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Apoio da FAPERJ proporciona capacitação com geração de renda em cooperativa de artesanato de Rio Bonito

Nos dias 14/12, 16/12 e 21/12 aconteceram as 3(três) primeiras aulas na Cooperativa RECIFIBRAS do município de Rio Bonito/RJ, ministradas pela estilista e designer de modas e acessórios, Isabella Santoro.

A Cooperativa RECIFIBRAS cujas peças artesanais tem como matéria prima principal o reaproveitamento do pseudocaule da bananeira, abundante na região, recebe assim um "plus" de tendências da moda atual em acessórios de vestuário, através da incorporação do aprendizado da confecção de peças como colares, anéis, brincos, cintos, sandálias que em uma fase posterior serão assimilados à produção "verde" normal das artesãs.

O principal objetivo é a agregação de valor, visto a constatação por pesquisa do mercado de moda que o artesanato ecológico "puro" é caro e de difícil absorção pelas classes sociais menos abastadas.

O projeto financiado pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e coordenado pelo graduando de geografia da UERJ e pesquisador na produção de artesanato a partir da reciclagem de resíduos, João Victor Ramires Sá Lopes, está treinando 13 cooperadas artesãs indicadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito.

As artesãs além das aulas, material de trabalho e de poderem comercializar parte das peças fabricadas por elas no Natal, recebem um valor de R$ 25,00 por dia para deslocamento e alimentação.

As aulas devem prosseguir até março de 2012, quando a previsão é a formação de um mostruário de peças e participação em uma feira de artesanato como teste de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens