segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Produção de biodiesel com enzimas desembarca no Brasil em fase de comercialização

Pela primeira vez a produção de biodiesel vai chegar à fase comercial e industrial no Brasil. A empresa LPM do Brasil, pioneira na pesquisa de produção de biodiesel através da rota enzimática, está realizando testes comerciais em varias usinas de biodiesel no Brasil.

A empresa localizada no município de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro está realizando estudos na área de produção de biodiesel utilizando enzimas desde 2005 quando iniciou as pesquisas em colaboração com o Instituto Fraunhofer da Alemanha.

 Posteriormente quando a FAPERJ teve a atenção despertada para estas pesquisas, o foco do trabalho era produzir o produto “Novel”, um biocombustível diferenciado, idêntico ao biodiesel sendo que, neste processo a produção de glicerina é evitada e um monoglicerídio formado, sendo possível utilizar o mesmo em misturas com o diesel comum.

Ultimamente a escolha da enzima é diferente e esta produz o biodiesel comum e a glicerina.
Um dos problemas mais difíceis na introdução da tecnologia de produção de biocombustíveis pela rota enzimática, o alto custo da enzima fez com que os pesquisadores que as produzem decidissem pela imobilização das mesmas para poder recuperá-las.

Também ocorre o problema da enzima perder a atividade em um curto espaço de tempo após uso entre 10 a 20 vezes no processo. 

Novamente com a ajuda da FAPERJ, a LPM do Brasil iniciou vários testes para entender melhor como evitar a perda de atividade e como aumentar a vida útil da enzima imobilizada.
Os testes, realizados com o apoio na execução de estudantes e de um professor de uma universidade local, obtiveram como resultados um aumento de três vezes na vida útil das enzimas.

Nestas pesquisas os pesquisadores focaram muito nas condições físicas e químicas da mesma, tais como evitar a desintegração das partículas por abrasão, a formação de borra na própria enzima entupindo os poros e a dosagem do metanol.  

A empresa visitou produtores de enzimas na Europa entre outros para trocar informações e participou do “World Bioenergy Symposium 2013” onde realizou um meeting com esta intenção.

O resultado de todo este esforço é que a LPM do Brasil está hoje em uma posição em que pode oferecer para o mercado brasileiro o top of world na produção de biodiesel com enzimas.

O contato com a LPM do Brasil é: (22) 9 8803 9992 / lpm_campos@uol.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens