segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

FAPERJ apoiará capacitação e inclusão digital de cooperativas de reciclagem em comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro

A FAPERJ é mais uma das instituições que vem se somar a Funasa, Supervia, Banco do Brasil e recentemente a Nestlé no apoio à rede de cooperativas de reciclagem Recicla Rio.

A FAPERJ através do pesquisador João Victor Sá Lopes aprovou um projeto que pretende capacitar uma turma inicial de 20 empreendedores do setor de cooperativas de reciclagem para que desenvolvam competências na gestão e aplicação de tecnologias recentes e modernas de reaproveitamento de materiais residuais urbanos tais como o alumínio, papéis, vidros, plásticos, embalagens tetrapak, lixo eletrônico, embalagens Pet e óleo de cozinha.

Em um moderno e equipado centro de treinamento e reciclagem de materiais localizado no bairro de Cascadura, a Rede Recicla Rio que é formada por 5 (cinco) cooperativas, pretende se tornar um modelo no Estado do Rio de Janeiro na coleta, tratamento e reaproveitamento de resíduos urbanos gerados em suas comunidades.

A FAPERJ vem apoiando desde 2011 a COOPCAL - Cooperativa de Catadores do Morro do Alemão , uma das participantes da Rede localizada em um galpão no bairro de Inhaúma com equipamentos, melhoria da infra estrutura e projetos complementares de geração de renda.

Os pesquisadores João Victor Sá Lopes (estudante de geografia urbana da UERJ), Marcello Silveira (Coordenador de Cursos na área de Gestão do SENAC Rio) e Pedro Felicíssimo (Mestrando em Sistemas de Gestão na Escola de Engenharia da UFF) identificaram a necessidade de capacitar e especializar mão de obra específica para gerir melhor as cooperativas e ajudar a modernizar as técnicas e implementar novas tecnologias no reaproveitamento de materiais para o setor.

Com este objetivo os pesquisadores desenvolveram inicialmente uma moderna apostila áudio visual com os principais fundamentos do cooperativismo incluindo vídeos modernos sobre reaproveitamento dos diversos materiais coletados para reciclagem no Brasil e em outros países.

O projeto contará com aulas ministradas as quartas feiras por instrutores da área conhecedores da reciclagem e do cooperativismo nas instalações do Recicla Rio e estão previstos inicialmente 20 trainees.

Na ocasião foram entregues a D. Zilda Barreto, presidente da COOPCAL e uma das instrutoras, um laptop completo, um monitor, caixas de som e material pedagógico que será utilizado na capacitação.

Vejam as fotos:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens