sábado, 28 de fevereiro de 2015

Aula Inaugural do Projeto Capoeira Sustentável para Portadores de Necessidades Especiais - Um projeto apoiado pela FAPERJ no município de Maricá.



Aconteceu neste dia 27 de fevereiro a aula inaugural de capoeira programada pelo projeto apoiado pela FAPERJ de "Esporte Adaptado para Portadores de Necessidades Especiais" na ONG Nair que cuida de 27 alunos em diversas faixas etárias.

O projeto foi desenvolvido pelo Prof. Marcello Silveira do SENAC Rio que foi representado pelos consultores da Felicíssimo e Ramires devido aos seus compromissos de trabalho e teve como instrutores o grupo consagrado internacionalmente de capoeira de Mestre Hulk e sua equipe: Mestre Bill e Mestre Aldair.

A capoeira foi escolhida como esporte pela sua enorme capacidade de trabalhar com diversas interfaces importantes para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e de interação social como a música, o canto, a dança e a parceria entre os grupos.

Foram adquiridos com recursos da instituição ( além da construção do galpão das artes), 1 atabaque e os 27 uniformes com calça e camisa, além de todos os apetrechos de um capoeirista: berimbau, pandeiro, caxixi e outros. Estão programadas 10 aulas em duas turmas (manhã e tarde) sempre as segundas feiras e quinta feiras. Posteriormente este material será utilizado em outro projeto do pesquisador e depois doado ao grupo de Mestre Hulk para atender aos seus projetos sociais, já que a instituição não tem voluntário atuando neste esporte. Vejam as fotos e os filmes da aula:














































Um comentário:

  1. Foi um momento muito especial, pois mais uma vez a capoeira me fez acreditar na sua importância como um instrumento eficaz no atendimento a qualquer grupo dentro de suas limitações. Agradeço a FAPERJ, a Ong NAIR e sua equipe, aos professores Marcelo Silveira e Pedro Felicíssimo, ao Mestre Altair, ao contramestre Bill, todos os pais e aos nossos novos alunos. Por mais esta oportunidade.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens