quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Municípios do RJ buscam apoio de consultores para elaboração de projetos junto a FAPERJ e Universidades

Os professores e pesquisadores da Felicíssimo e Ramires Consultoria realizaram visitas aos municípios do Carmo e Cantagalo para supervisionarem projetos nas áreas de tecnologias assistivas e gestão de resíduos e ao município de São Sebastião do Alto para verificar possíveis demandas e potenciais projetos nestas áreas ou afins.

No município do Carmo dois projetos estão aprovados pela FAPERJ. A implantação de uma tele sala de informática adaptada para ensino de portadores de necessidades especiais na ONG Sentindo na Pele, onde as fases de implantação de infraestrutura com as obras de adaptação do local de instalação dos equipamentos entraram na fase final. As bancadas foram colocadas e os equipamentos (6 computadores, 1 impressora multifuncional HP a laser, 1 data show) foram encomendados para instalação ainda no mês de fevereiro.

Um segundo projeto de coleta seletiva e educação ambiental  encontra-se em fase de aguardar a entrada de recursos, mas diversas ações já foram iniciadas como a aquisição de bombonas e contêineres para abertura de ecopontos e armazenamento do óleo vegetal usado que vai ser coletado e o material de divulgação para a conscientização da população sobre a importância da separação do material a ser reciclado. 

Também ficou decidido a elaboração de um estudo na cooperativa de reciclagem existente objetivando a instalação de uma esteira de triagem pela Lamers Equipamentos Industriais para aumento da produtividade na separação e enfardamento do material reciclado.

No município de São Sebastião do Alto foi realizada uma reunião com representantes do governo municipal para definir prioridades e potenciais projetos para 2015 que possam ser apresentados pelos professores e pesquisadores junto a FAPERJ para avaliação da possibilidade de apoio financeiro.

Estiveram presentes nesta reunião por iniciativa da Secretária Municipal de Planejamento e Orçamento, Elaine Dutra Fialho Cunha,  outras autoridades representantes de diversas setores do município, como s Secretária Municipal de Educação, Maria de Fátima Latine Botelho, o Secretário Municipal de Saúde, Jair Carvalho Pereira, o Secretário Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Promoções, Pedro Américo Pietrane Queiroz e o Secretário Municipal de Cultura, Raphael Daflon.

Potenciais projetos passíveis de serem apresentados a FAPERJ para apreciação e financiamento foram delineados: coleta seletiva e educação ambiental, turismo ecológico e educação especial foram debatidos com os respectivos representantes das secretarias.  Uma futura reunião para visita a cooperativa de reciclagem do município deve ser agendada para o mês de março.

No município de Cantagalo, onde o projeto aprovado pela FAPERJ de educação ambiental e coleta seletiva encontra-se aprovado aguardando liberação de recursos, uma reunião com o Secretário de Meio Ambiente Gustavo Leder, serviu para delinear a maximização na aplicação dos recursos em acordo com as necessidades do município. O objetivo do Secretário é aplicar parte do recurso na educação ambiental nas escolas e ampliar o volume de separação do material na fonte geradora.

Como sugestão dos pesquisadores foi realizada uma visita a Usina de Lixo do município para entender a logística de entrada e saída de materiais a serem reciclados e reaproveitados, respectivamente. O objetivo é maximizar a logística da esteira existente para aumento da produtividade, melhoria das condições físicas ergonômicas dos trabalhadores e aumento da eficiência.

Uma visita do engenheiro e professor Peter Lamers deve ocorrer no dia 25/02 para buscar uma solução com este objetivo.

CARMO - TELE SALA DE TI ADAPTADA 
















SÃO SEBASTIÃO DO ALTO - DEMANDAS EM PROJETOS





CANTAGALO - LOGÍSTICA DE MATERIAIS RECICLADOS
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens