Os consultores Pedro Felicíssimo, Peter Lamers e Orlando Confalonieri realizaram visitas técnicas na última semana de maio aos municípios de São Gonçalo, Tanguá e Rio Bonito onde o projeto apoiado pela FAPERJ de reaproveitamento de biomassas líquidas ( óleo de cozinha e gorduras animais) para a produção de biocombustíveis vem desenvolvendo ações de incentivo à educação ambiental, treinamento e coleta do óleo vegetal residual e conseqüente retirada deste importante passivo ambiental da pauta de problemas sem solução.
Em São Gonçalo, onde as chuvas de maio causaram muito estragos e perdas de vidas, a comunidade do bairro do Salgueiro vem recebendo apoio da FAPERJ para obras de infra estrutura para construção de seu centro de educação sócio ambiental e de coleta. O líder comunitário Aldeir Albino (Nem) recebeu recursos do projeto para construção do telhado destruído pelas chuvas e material para coleta (bombonas), as quais já estão distribuídas e coletando em diversos locais na região.
Em Tanguá, onde o projeto é desenvolvido pela COOPCANIT e coordenado por Reinaldo de Abreu, Diretor de Reciclagem da UNISOL e pelo Diretor da Fundação Leão XIII de Niterói, Jorge Pereira, os consultores do projeto visitaram as futuras instalações da mini usina da LPM do Brasil, definindo os últimos ajustes para receber o equipamento.
Em Rio Bonito, os consultores participaram de palestra da Semana de Meio Ambiente, ocasião em que tiveram a oportunidade de apresentar mais uma vez o objetivo e as metas do projeto aos participantes.
Nas próximas semanas estes municípios deverão receber cerca de 100 bombonas e 3 IBC's(conteineres de 1.000 litros) para ampliação dos pontos de coleta do óleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens