terça-feira, 22 de junho de 2010

Projetos apoiados pela FAPERJ no RJ entram na fase de decisões estratégicas

Os projetos apoiados pela FAPERJ no RJ para as empresas Felicíssimo e Ramires e LPM do Brasil entram na fase de decisões estratégicas em que ambas as empresas buscam consolidar as respectivas inovações junto ao mercado e potencializar os recursos ainda disponíveis pela instituição para ampliar os efeitos positivos até agora alcançados.
(i) Projeto " Experimentação Agrícola para Análise de Viabilidade Técnica e Financeira de Plantio em Escala Comercial do Helianthus Annuus" alcançou plenamente os seus objetivos com o apoio da PESAGRO Campos dos Goytacazes. A colheita da 1ª fase foi esmagada a frio e em food grade na mini usina de óleo vegetal da COOPERBIOBRASIL no PR e neste momento encontra-se sendo envasada para o transporte ao RJ e a realização de testes de aceitação e consumo em restaurantes e lojas de produtos orgânicos já selecionados. As empresas também devem encomendar paralelamente testes e análises organolépticas junto a EMBRAPA Alimentos no RJ. Uma grande empresa mostrou interesse nos resultados até agora alcançados pelo projeto.
8 (oito) hectares estão neste momento entrando na fase de germinação em Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes com apoio da DEAGRO - SEMAP e PESAGRO Campos
(ii) Projeto " Implantação de Cadeia Produtiva de Aproveitamento de Biomassas Líquidas a partir de Beneficiamento de Óleos Vegetais Residuais a serem destinados a Produção de Biocombustíveis" fecha o 1º semestre em execução com 3 (tres) mini usinas instaladas e em funcionamento - Valença, Rio Bonito e Barra do Piraí e uma Unidade de Beneficiamento de Médio Porte em Resende, totalizando inicialmente cerca de 100.000 litros de óleo vegetal usado retirado da natureza e do meio ambiente, tratado e reaproveitado pela indústria.
Para os 2 (dois) últimos semestres de execução do projeto, as empresas pretendem desenvolver um protótipo de motor para utilização do óleo vegetal residual como combustível em parceria com a empresa Locastrom - Grupos Geradores que está se instalando na região do COMPERJ - Complexo Petroquímico da Petrobrás em Itaboraí/RJ e a instalação de 2( duas) mini usinas nos municípios de Tanguá e São Gonçalo e 1 (uma) Unidade Beneficiadora ( ainda em planejamento).
Para o desenvolvimento do protótipo, o Profº Peter Lamers visitou em maio as fábricas da empresa Ellsbeth na Holanda e Alemanha para conhecer e definir a transferência de tecnologia para o Brasil da utilização do óleo de cozinha como biocombustível. Estão programadas a conversão de um gerador da Locastrom e realização de testes com acompanhamento e supervisão técnica de um engenheiro da empresa Ellsbeth em conjunto com a equipe da LPM equipamentos Industriais e Locastrom.
Estão previstos também em projeto já aprovado pela FAPERJ o desenvolvimento de testes com o óleo vegetal usado e desenvolvimento de mais 3 ( tres) protótipos.
Convém ressaltar também o apoio da FIRJAN e do SENAI/RJ às 2 (duas) empresas nas Pesquisas e Desenvolvimento neste campo de fontes de energias alternativas.
Nas fotos vemos dos respectivos projetos mencionados: o envase do óleo de girassol cultivado e colhido na 1ª fase em Campos dos Goytacazes e a entrega da mini usina da LPM do Brasil à empresa Óleo Local em Barra do Piraí.

Um comentário:

  1. Sou de volta redonda e gostaria de saber se posso colhetar oleo de cozinha aqui e vender para resende e se eles buscam no local. obrigado , Email: flaviajuan@yahoo.com.br ou se voces me passasm contato deles .

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens