No total são 125 ha de feijão até o início do mês de junho em que a Prefeitura de Rio das Ostras está participando por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e sob a coordenação de Francisco Augusto Guedes nogueira ( Guto), Diretor do DEAGRO-SEMAP. Um total de 85 agricultores familiares foram beneficiados com o apoio da Prefeitura.
A cidade de Rio das Ostras tem cerca de 2.000 ha de boas terras agricultáveis. Estas terras em sua maioria são subutilizadas ou pastos com baixa rentabilidade.
Em conjunto com o cultivo de milho, o município vai alcançar uma área maior do que 200 ha este ano e a expectativa é de crescimento nos próximos anos. Aos poucos a Prefeitura está montando uma infra estrutura para dar o apoio necessário a estes projetos, que irá beneficiar cerca de 200 famílias com os cultivos de feijão, arroz, milho e girassol.
No distrito de Cantagalo é mantido um Centro de Apoio ao Produtor com maquinário para preparo do solo. Um dos maiores problemas atuais é a verba para manutenção dos tratores, o que vem reduzindo a sua disponibilidade e desempenho.
Iniciou-se nesta primeira semana de junho a primeria colheita de arroz na cidade de Rio das Ostras na propriedade do agricultor familiar Waldemir Alves Barcelos.
Trata-se de uma plantação experimental no distrito de Cantagalo em um terreno na estrada Macaé-Cantagalo perto do centro da comunidade.
A iniciativa é uma cooperação entre a PESAGRO Campos e a Prefeitura de Rio das Ostras com o objetivo de oferecer mais opções para os agricultores familiares na região.
Foi semeado no dia 3 de janeiro um terreno de 1.5 ha como experimento fora de época (a data propícia seria por volta da segunda quinzena de outubro). O resultado porém ficou além das expectativas com uma colheita de 7.500 kgs por ha, equivalente à produção média do arroz plantado em Santa Catarina. Rio das Ostras tem um potencial para plantio de arroz em 500 ha.
Este excelente resultado motivou mais 5 (cinco) agricultores a iniciar o plantio do arroz no mes de outubro deste ano o que vai totalizar 10 ha.
O arroz plantado é EPAGRI - 109, o qual é plantado na maioria em Santa Catarina. Com a plantação em outubro sertá possível obter 2 ( duas) safras anuais, a principal no mes de março e uma segunda colheita menor bem menor em maio.
Empresas beneficiadoras já estão de olho na região e em seu potencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens