sábado, 14 de agosto de 2010

Diretoria e Pesquisadores da FAPERJ prestigiam inauguração da fábrica da Extrair - Óleos Essenciais em Bom Jesus de Itabapoana/RJ

No último dia 14/08, o Diretor da LPM do Brasil, Profº Peter Lamers, representando a Felicíssimo e Ramires Consultoria, Autoridades do Governo, Diretoria e Pesquisadores da FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e professores de universidades, prestigiaram a partida inicial da usina da empresa Extrair Ltda - Óleos Essenciais em Bom Jesus de Itabapoana/RJ.
A empresa que irá trabalhar inicialmente com a extração do óleo das sementes do maracujá para a indústria de cosméticos, realizou com os apoios da EMBRAPA Alimentos e a UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense 2(dois) anos de estudo e análises para o lançamento do produto. O apoio financeiro da FAPERJ foi de vital importância para a viabilização econômica do projeto.
Na inauguração, a Prefeita de Bom Jesus de Itabapoana, Branca Motta, mencionou diversos projetos apoiados pela instituição de fomento no município, 2 (dois) projetos de produção de cachaça, um projeto de produção de pedras de granito e um projeto de cultivo de mudas de eucaliptos, entre outros.
A Câmara do município, representada pelo seu Presidente Dr. Luciano Nunes, está muita ativa na mobilização da economia local para a sugestão de projetos de investimento de pequeno porte e aproveitando a presença do Presidente da FAPERJ. Dr. Ruy Garcia Marques ao evento, solicitou ajuda para mais 2(dois) projetos no município, um Centro Comunitário de Costura e Moda e a construção de uma ponte para a cidade. A Prefeitura liberou 18 lotes para a construção de pequenas empresas e pretende atrair outras mais para o município.
O Diretor de Projetos da UENF, Profº Ronaldo Paranhos, mencionou a importância da utilização da ajuda da universidade que mantém uma incubadora de projetos como forma de alavancar os negócios de pequenas empresas e empreendedores na região.
Na ocasião. o Engº agrõnomo Sandro Reis, um dos sócios da Extrair assinou um convênio com a UENF. A universidade ajudou no desenvolvimento de tecnologia para alvagem das sementes de maracujá, materia prima para a produção do óleo da empresa.
O representante da EMBRAPA Alimentos e responsável técnico da Extrair, Dr. Sérgio Cenci, explicou a importância do projeto, sendo que a instituição de pesquisa vai realizar o acompanhamento da qualidade do óleo produzido pela Extrair e continuar prestando assistência nos próximos meses. Presente também a Drª Rosemar Antoniassi, cientista e coordenadora do laboratório de pesquisas da EMBRAPA Alimentos.
O representante da FIRJAN, Dr. Luiz Mário, destacou a importância do apoio da FIRJAN na região e do trabalho em conjunto de empreendedor, universidade, centros de pesquisas e programas de fomento como FAPERJ, FINEP, SEBRAE e fundo de desenvolvimento do SESI.
Estiveram prestigiando a partida da usina os demais sócios da Extrair, Charlie e Cristiane Neale, Laizza Valiant e Sr. Luiz Carlos Borges, respectivamente noiva e pai de Sandro Reis e Dr. Lúcio Collares, pai da Srtª Laizza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens