segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Girassol do projeto apoiado pela FAPERJ é prensado no laboratório da ECIRTEC para a produção de azeite






O girassol produzido na cidade de Rio das Ostras através do projeto apoiado pela FAPERJ e executado em colaboração por Felicíssimo e Ramires Consultoria, LPM do Brasil, PESAGRO Estação Campos dos Goytacazes e DEAGRO de Rio das Ostras foi prensado nesta quinta e sexta feira dias 20/01 e 21/01 no laboratório de prensagem da empresa Ecirtec em Bauru, São Paulo. 
Um total de 1.650 kgs da variedade Helio 863 da empresa Heliagro passou pela prensa. A umidade dos sementes foi medido na PESAGRO Campos logo após a safra e ficou em torno de 8%, valor ideal para prensagem.   
A máquina utilizada pela Ecirtec foi um modelo com capacidade de 100 kgs por hora. A prensagem de girassol foi sem dificuldades  e a máquina alcançou a capacidade sem nenhuma problema. 
Escolhemos prensar sem descascar os sementes, uma prática que não deu problema nenhum depois na filtragem. 
Tiramos amostras dos sementes para analisar posteriormente o teor de óleo e calcular também a eficiência da prensagem. Uma parte da torta foi prensada mais uma vez para analisar o rendimento de uma segunda prensagem. 
A variedade Helio 863 da Heliagro deu uma produção de 32% em massa de óleo filtrado na primeira prensagem à frio. A segunda prensagem (à quente) produziu mais 2,5% de óleo filtrado em massa. 
Analisando estes números a variedade Helio 863 é muito promissora para a produção de azeite de girassol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens