quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Primeiro motor diesel convertido para óleo vegetal do Projeto FAPERJ mostra um bom desempenho.




O primeiro motor gerador da empresa Locastrom do RJ que foi convertido com ajuda do Projeto de Conversão de Motores Diesel apoiado pela FAPERJ, mostrou um excelente desempenho até o momento. 
Desde o dia de conversão, dia 30 de Outubro 2010, o motor alcançou a meta de 493 horas rodadas.
Foi realizada a primeira avaliação de desempenho no dia 4 de janeiro junto com Evaldo Bultermann, Diretor da Locastrom, empresa de locação de geradores. A Locastrom cedeu uma unidade motor gerador para o projeto para conversão e realização de testes.
O motor gerador, disponibilizado pela empresa, consiste de um motor MWM 4.10 TCA Turbo Aftercooler de 108 CV de potencia. O motor tem quatro cilindros em linha com uma cilindrada total de 4,3 litros. O sistema de injeção é mecânico, modelo AS2000 da Bosch, o que faz um conjunto favorável à conversão para óleo vegetal. Este modelo de bomba injetora da Bosch é do tipo injeção em linha. A taxa de compressão do motor é 16,3 :1.
Durante este período o óleo lubrificante foi trocado duas vezes (a cada 250 horas). Visualmente o oleo lubrificante não mostrou alterações em comparação com o uso de diesel como combustível.
Durante este período não foi observado nenhuma outra anormalidade com o motor, nem nos gases de exaustão, nem em uma queda em potencia por causa de um entupimento do filtro de combustível como por exemplo.
O óleo vegetal usado, óleo de soja refinado, foi analisado pela INT (Instituto nacional de Tecnologia) e constatamos que o óleo refinado conforme a norma Brasileira para alimentos, não alcança plenamente a norma DIN para combustível direto em motores diesel.
Este detalhe importante é assunto de nossa investigação junto a 3 (três) fornecedores de óleo refinado, para definir medidas a serem tomadas para alcançar a qualidade exigida pela norma Européia DIN.
Com estes resultados animadores, decidimos prosseguir com os testes por mais dois meses para alcançar a meta de 1.000 horas rodadas. Decidimos mandar posteriormente o óleo lubrificante para análise química e física.




Nas fotos detalhes do motor durante a conversão. No filme abaixo o gerador está rodando com óleo diesel e  no filme acima com óleo de soja.



Um comentário:

  1. Parabéns,
    Já testamos antes com dendê; se quiserem, posso produzir e testar aqui em Ilhéus-BA.
    Felicidades e sucesso total.

    www.biocombustiveis.com.br.

    Hernani de Sá

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens