terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Consultor do projeto FAPERJ realiza visita técnica a experimentos de girassol da Secretaria de Agricultura de Campos dos Goytacazes/RJ

No dia 27 de dezembro houve a visita ao campo experimental de girassol com as engenheiras agrônomas Laureana Pelegrini e Alda Maria da Secretaria de Agricultura de Campos dos Goytacazes, junto com o nosso consultor Peter Lamers da LPM do Brasil. Tambem estavam presentes o técnico agricola Guilherme Ribeiro e a técnica agrícola Tania Beliene, ambos responsáveis pela coordenação dos testes no campo experimental da cidade. 
O objetivo era avaliar os resultados obtidos no campo. Para este experimento foi usado a variedade Helio 251 da empresa Heliagro  Esta variedade foi testada anteriormente pela PESAGRO em Campos dos Goytacazes. 

A semeadura foi realizada no dia 16 de setembro e 26 de setembro 2010. Antes do plantio uma única preparação de solo foi realizada. Não foram usados herbicidas, inseticidas ou adubação quimica. Foi realizada anteriormente uma avaliação do solo em laboratório, e a condição do solo não indicou uma deficiência. Antes deste plantio, foram realizadas no passado neste campo, plantios de feijão de porco. 
Podemos então concluir que as condições da plantio era muito semelhantes com uma plantio orgânico. 

No período foi realizada somente uma capina. Observamos que um único preparo de solo resulta em problemas para dominar as ervas daninhas. Uma segunda ou até terceira preparação de solo é indispensável para poder se obter controle sobre o mato. Esta experiência nos vimos também nos plantios do projeto FAPERJ  na cidade de Rio das Ostras. É importante no caso que uma capina ser necessária, executar isto em um estágio bem inicial, enquanto o mato ainda é baixio. 
Foram aplicados no estágio inicial quando a planta ainda estava formando os raízes, irrigações de 15 mm cada vez. Devido ao calor e muito vento, foram aplicados até 3 irrigações por semana. Ficou evidente que a plantação não sofreu de um estresse por falta de água. A altura alcançou uma media de 150 cm. O tamanho do capitulo é em media em torno de 30 cm de diâmetro. Estimamos uma safra entre 1500 e 1800 kgs por ha. 
Concluímos que mesmo numa situação caracterizada como "orgânico" (sem adubação quimica ou uso de herbicidas) o Helio 251 obteve resultados bons e aceitáveis. Importante resaltar que a plantação não mostrou nenhuma doença, nem praga. A resistência contra vento tambem foi comprovada mais uma vez. 







A Secretaria de Agricultura mostrou bastante interesse no trabalho e pesquisas realizadas na região com girassol e pretende ajudar no ano que vem iniciativas de agricultores que querem introduzir o cultivar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens