sexta-feira, 28 de outubro de 2011

FAPERJ apóia projeto de restruturação de cooperativa de artesanato verde em Rio Bonito


A FAPERJ aprovou projeto para restruturação da Cooperativa RECIFIBRAS localizada no município de Rio Bonito/RJ.

A cooperativa de artesanato que trabalha tendo como base o aproveitamento do pseudocaule da bananeira, cultivo muito usual na região, cuja fibra é trabalhada pelas artesãs para a confecção de acessórios de moda muito valorizados atualmente pelo mercado fashion, está localizada em um galpão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e conta atualmente com cerca de 10 artesãos locais.

O projeto a ser desenvolvido pelo graduando de geografia da UERJ, João Victor Ramires Sá Lopes, cuja especialização no mercado de trabalho com cooperativas de artesanatos vem desde 2009, tem o objetivo de reaparelhar a cooperativa, treinar e capacitar as artesãs para confecção de novos modelos agregando assim valor e estética em acordo com as novas tendências do mercado de moda.

Para este trabalho estará sendo contratada a designer de moda e jóias e professora do SENAC/RJ, Isabella Santoro de Carvalho, especialista com diversos trabalhos relevantes no mercado.

O trabalho conta também com o apoio de consultores e professores da Felicíssimo e Ramires Consultoria, SENAC/RJ e com doações da fábrica da Leader Magazine localizada no município de São Gonçalo.

Nas fotos além das dependências da Cooperativa, podemos ver a produção do mostruário com as peças da designer que devem vir a ser produzidas, as artesãs que dirigem a cooperativa, a designer Isabella Santoro, Secretária de Meio Ambiente de Rio Bonito, Engª Carmem Motta e Pedro Felicíssimo que apóia o projeto e organizou a 1ª reunião.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens