terça-feira, 22 de novembro de 2011

Prefeitura de Carapebus inicia projeto de coleta e tratamento de óleo de cozinha com apoio da FAPERJ

Neste dia 21/11/2011 foi realizada a 3ª reunião na Secretaria de Meio Ambiente de Carapebus para definição do local da instalação da mini usina da LPM do Brasil para tratamento do óleo vegetal usado coletado no município e a definição de ações para sensibilização e mobilização da população local para o projeto financiado com recursos da FAPERJ.

O município que recebeu muito bem o apoio da instituição de pesquisa já vinha realizando ações neste sentido visto ter sentido nos últimos anos o impacto provocado pelo crescimento demográfico e industrial da região que compõe a Bacia de Campos no Estado do Rio de Janeiro.

Dona de fauna e flora exuberantes e lindas lagoas, Carapebus se preocupa com a descaracterização que possa vir a acontecer, decorrente do crescimento econômico que a atividade petrolífera proporciona, atraindo mão de obra de outras regiões e até do exterior.

As ações de coleta do óleo vegetal usado no município por iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente tem a sua destinação para o empreendedor João Batista Brito que deverá ser o responsável agora pela ampliação das ações com a chegada de 50 bombonas de 40 litros para coleta e 3 tanques de 1.000 litros para destinação do óleo tratado na nova mini usina.

A LPM do Brasil prevê que dentro de 15 a 30 dias a mini usina esteja pronta para entrega ao município, com instalação realizada e funcionamento imediato.

Esteve presente também a reunião, a Srª Iolanda Moura, Coordenadora do Projeto Mudança de Hábito que desenvolve com sucesso a sensibilização e a mobilização para as questões ambientais nas escolas da rede pública do município de São Pedro d'Aldeia.

O objetivo era coordenar ações semelhantes no município de Carapebus, porém a aproximação do final do período letivo de 2011 nas escolas, dificulta a mobilização de alunos e professores. A alternativa é buscar soluções neste momento que possam ajudar na campanha para a população, aguardando a possibilidade de uma nova oportunidade da sensibilização nas escolas em 2012 com a própria Secretaria de Educação ou ainda com a contratação do Mudança de Hábito.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens