quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cooperativas de Reciclagem do Estado do Rio de Janeiro recebem apoio da FAPERJ para instalação de mini usina de beneficiamento de óleo de cozinha

Dando continuidade ao projeto apoiado pela FAPERJ para as cooperativas de reciclagem do Estado do Rio de Janeiro introduzirem novas tecnologias de baixo custo e fácil operacionalidade nas operações de reaproveitamento de resíduos, Felicíssimo e Ramires realizou neste 04 de janeiro de 2012, visitas técnicas a COOPAMA - Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente, localizada no bairro de Maria da Graça e às instalações da COOPCAL - Cooperativa de Catadores do Morro do Alemão, na Nova Brasília para instalações de mini usinas de tratamento e beneficiamento de óleo vegetal usado (o popular óleo de cozinha). Anteriormente havia sido realizada na semana passada reunião com a Diretoria da COOPERLIBERDADE - Cooperativa Eu Quero Liberdade para definição do local de instalação de uma mini usina no Complexo do Alemão.

A tecnologia e o equipamento desenvolvido com apoio da FAPERJ por Lamers Equipamentos Industriais, empresa instalada no município de Campos dos Goytacazes, RJ é capaz de obter uma qualidade para uso industrial na fabricação de biodiesel e sabões.

A FAPERJ vem apoiando iniciativas em cooperativas do setor de reaproveitamento de biomassas residuais desde 2009 como estratégia de geração de emprego e renda e de educação ambiental no Estado e as duas empresas têm instalada no estado cerca de 2 (duas) grandes usinas: Resende e São Gonçalo e 4(quatro) mini usinas: Barra do Piraí, Valença, Rio Bonito, Carapebus.

Estão programadas ainda mini usinas em Tanguá e 3(três) usinas de médio porte para atender aos resíduos gerados na cidade do Rio de Janeiro: Bairros de Maria da Graça e Complexo do Alemão (Nova Brasília).

Estas visitas de hoje(04/01) serviram para dar início as pequenas obras de infra-estrutura necessárias para a COOPAMA receber a usina no próximo dia 15 de janeiro e levantamento das necessidades no galpão da COOPCAL para viabilizar a instalação de uma usina na 1ª semana de fevereiro. Na ocasiões o termo de beneficiário da mini usina do projeto FAPERJ foi assinado pela Presidenta da COOPAMA.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens