sexta-feira, 5 de abril de 2013

Cooperadas do Alemão concluem com apoio da FAPERJ projeto de Treinamento e Capacitação de uso de materiais recicláveis na confecção de Acessórios de Moda

Cooperadas da COOPCAL - Cooperativa de Catadoras do Morro do Alemão na cidade do Rio de Janeiro, concluíram hoje dia 05 de abril de 2013, o treinamento e confecção de acessórios de moda com utilização e mesclagem de material reciclável.

O projeto teve o apoio financeiro da FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e foi elaborado pelo empreendedor João Victor Lopes que contratou os serviços da designer em acessórios de moda Isabella Santoro de Carvalho que durante 03 meses treinou e capacitou as cooperadas nas técnicas de montagem e confecção utilizando materiais reciclados e escolhidos por elas próprias.

O dia a dia das cooperadas na seleção de materiais não é uma rotina fácil. O trabalho insalubre e pouco rentável na chuva e no sol e o perigo constante de acidentes de trabalho ( mesmo utilizando o equipamento de segurança) traz consigo muitas patologias como stress, doenças ergonômicas, problemas de auto estima e desânimo.

O projeto contribui para amenizar o dia a dia duro das cooperadas, restabelecer a saúde mental e física e contribuir com uma complementação de renda. Vejam as fotos e os vídeos de depoimentos:













































Um comentário:

  1. Muito bom, saber da parceria da FAPERJ.

    Parabéns a todos profissionais envolvidos neste excelente projeto e aos alunos que com certeza terão mais oportuniades para desenvolverem as técnicas, as quais foram ministradas durante o Curso.
    E todas as peças de muito bom gosto.

    Então parabéns a todos e que venham mais outros projetos!!
    Sucesso sempre!!

    Grande abraço a todos.
    Sandra Mendes.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens