domingo, 14 de abril de 2013

Município de Carapebus no RJ está pronto para instalação dos equipamentos de coleta seletiva de resíduos sólidos

Com o término das obras no telhado do galpão designado para receber a esteira seletora de material e a chegada dos primeiros 5(cinco) coletores fixos que serão instalados em pontos estratégicos da cidade de um total de 10 (dez), o município de Carapebus no Estado do Rio de Janeiro está pronto para dar início a segunda fase de implantação da coleta seletiva e tratamento de resíduos sólidos e líquidos que se iniciou em 2012 com a implantação da coleta, tratamento e comercialização do óleo vegetal residual (óleo de cozinha usado).

Os "papabags" assim batizados por contarem em seu interior com um bag (saca de polietileno) com capacidade de armazenamento de 1.200 litros, removível e substituível por uma porta lateral trancada, estará a cargo do Sr. Júlio Henrique da Silva o qual também destinou o galpão para instalação da esteira seletora e estoque do material coletado.

Os "papabags" iniciais a serem fixados em locais estratégicos tem a função de criar o hábito na população em geral de separar os diversos tipos de material sólido reciclável: vidros, latas de alumínio, tetrapaks, plásticos, não sendo recomendável a disposição em seu interior de papéis, papelão ou matéria orgânica (alimentos). 

Em suas laterais há instruções sobre o tipo de material que nele pode ser depositado e espaço para propaganda de empresas e/ou estabelecimentos comerciais que queiram apoiar a preservação do meio ambiente. Espera-se com isso obter sustentabilidade em seu custo e maior número de coletores espalhados assim como empresas/estabelecimentos engajados no projeto. 

Os "papabags" foram desenvolvidos e patenteados pela empresa Lamers Equipamentos Industriais e o projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos em Carapebus foi financiado com recursos da FAPERJ.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens