quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Rio Bonito tem projeto modelo social e de geração de renda da Igreja Católica apoiado pela FAPERJ

A FAPERJ iniciou neste 03 de dezembro de 2014 apoio a um modelo de projeto social e gerador de renda desenvolvido pela Igreja Católica no município de Rio Bonito. A Comunidade de Aliança Jesus Vive e é o Senhor (C.T. Recanto Santa Teresinha do Menino Jesus) recebeu as visitas dos pesquisadores Paulo Roberto da Silva, Pedro Felicíssimo e Welliton Hardoim para o projeto de apoio da FAPERJ que objetiva acrescentar ao projeto social desenvolvido na comunidade de recuperação de dependentes químicos um viés de preservação ambiental com a coleta e tratamento do óleo vegetal usado e sua comercialização como atividade complementar de renda aos assistidos pelo programa.

O C.T. Recanto Santa Teresinha do Menino Jesus está localizado em um sítio em local paradisíaco de Rio Bonito, onde atualmente cerca de 40 assistidos pela instituição realizam diversas atividades diárias como cuidar da horta comunitária, cuidar da criação de galinhas poedeiras, realizar atividades de melhoramento de construção civil no local, artesanato natural e outras atividades terapêuticas com o objetivo de através do isolamento e do trabalho ajudá-los a recuperar a auto estima e reintegrá-los a vida familiar e de trabalho normal.

A comunidade da cidade e o empresariado local contribuíram e vem contribuindo com materiais de construção  e os assistidos pelo programa executam as obras e melhorias.

A FAPERJ havia apoiado em 2009 um projeto para coleta e tratamento do óleo vegetal usado em Rio Bonito em colaboração com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tendo instalado um equipamento desenvolvido pela Lamers equipamentos Industriais para recuperação e adequação do óleo de cozinha para seu reaproveitamento industrial. No final de 2013 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente redirecionou este equipamento para a coordenação e operação dos assistidos pelo projeto social, como uma forma de trabalho e geração de renda complementar.

O trabalho de coleta vem dando certo com a captação de cerca de 1.500 litros mensais tratados e a FAPERJ apoiou agora para 2014-2015 a expansão da coleta com a aquisição de 10 papa óleos que vão ser instalados nas escolas do município e a aquisição de mais 100 bombonas e 3 tanques de 1.000 litros para armazenamento do produto tratado. Material de apoio e ações de divulgação também estão sendo contratadas para ajudar na ampliação do volume e na receita do projeto.

Na ocasião prestigiaram a visita o Vereador Aissar Elias que vem dando apoio aos projetos dos pesquisadores da FAPERJ no município e da anterior Secretária de Municipal de Meio Ambiente Engª Carmem Motta Kleinsorgen que ajudou a implantar o projeto inicial em 2009. Vejam as fotos:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens