sexta-feira, 27 de novembro de 2009

F&R e LPM do Brasil planejam instalar Mini Usina de óleo e torta de girassol em projeto FAPERJ no RJ

Visita do consultor Engº Peter Lamers no último dia 23/11 a Guararema/SP na inauguração do Projeto financiado pelo MDA/ Petrobrás para o desenvolvimento do biodiesel na agricultura familiar permitiu conhecer a mini usina de óleo e torta desenvolvida em conjunto e apoiada pelo REPASS - Rede Evangélica Paranaense de Assistência Social, TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Governo do Estado e a COOPERBIOBRASIL que Felicíssimo e Ramires Consultoria ( http://www.felicissimoeramires.webs.com/) e Lamers Project Management ( http://www.lpmdobrasil.webs.com/) pretendem construir em alguns municípios do RJ.
O produto, neste caso na demonstração de inauguração, o óleo de girassol, é extraído a frio e pode ser usado como alimento e para produzir biodiesel ou diretamente usado em motores diesel especiais desenvolvidos para óleo vegetal.
A capacidade de esmagamento de 50 kg/hora é ideal para adaptação em áreas de plantios de pequenos agricultores que desejam consorciar a produção de alimentos com oleaginosas como o girassol, amendoim, soja, linhaça, canola, nabo forrageiro, gergelim, mamona e outras.
Suas dimensões são: largura 1,2 m comprimento 2,5 m altura 2,5 m altura em funcionamento 3,5 m
A mini usina serve muito bem para o interior do país, onde o óleo que sai dela pode ser usado para motores diesel. A extração a frio evita a produção de goma, produto indesejável em motores e que é removido no processo de produção de óleos vegetais em grande escala.
O Prof. Werner Fuchs, idealizador do projeto no Paraná realizou palestra sobre a tecnologia de extração à frio e como usar o óleo direto em motores diesel. Neste caso o girassol tem várias vantagens em comparação com soja já que o produto tem a tendência de limpar o motor em vez de sujar.
Ele mostrou motores diesel da marca Elko, que usam óleo vegetal puro como combustível. O rendimento destes motores supera o rendimento dos motores tradicionais de diesel.
Também expôs sobre outras aplicações do óleo de girassol além de alimento e como combustível, como por exemplo, na medicina natural em remédios, impermeabilizantes, matéria prima para tintas etc.
Após a palestra do Professor Werner Fuchs, o Profº Orlando Cristiano da Silva, Pesquisador em Energias Renováveis da Petrobrás, falou sobre a viabilidade econômica de produção de óleos vegetais como fonte de energia para países dependentes de petróleo ou regiõess remotas no Brasil, como a Amazônia. Neste oportunidade ele abordou o uso de dendê e babaçu como matéria prima, mas chamou a atenção referente o fato que vários óleos tem aplicações mais econômicas na sociedade, como aplicações em cosméticos etc, o que é o caso de óleo de babaçu por exemplo.
A visita fechou com a demonstração oficial da mini usina pelo Engº Armin Titschowski.
Na segunda quinzena de janeiro, os consultores de F&R e da LPM do Brasil devem realizar à convite visitas técnicas a cooperativa Witmarsum no Paraná onde irão observar o funcionamento da mini usina e aos campos experimentais do IAPAR _ Instituto Agrônomico do Paraná, onde estão sendo realizados testes experimentais com oleaginosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens