quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Inicia-se o projeto de reaproveitamento de biomassas líquidas (óleo de cozinha) para biodiesel com apoio da FAPERJ

Iniciou-se neste dia 1 de novembro o projeto de reaproveitamento de biomassas líquidas (óleo vegetal usado ou o popular óleo de cozinha) projeto financiado pela FAPERJ e realizado pela empresa Felicíssimo e Ramires Consultoria com os apoios das empresas Ecoleta (Resende) e da Lamers Equipamentos Industriais e Instalações Ltda (Campos dos Goitacazes).
O projeto que pretende contemplar 4 municípios do Estado do RJ (Resende, Rio Bonito, Campos e Itaperuna) estrutura-se em 3 pilares principais:
1º Desenvolvimento da Educação Ambiental no currículo escolar através de diversas ações junto aos professores e alunos da Rede Pública dos municípios replicando o modelo do Projeto Viva Óleo ( http://www.vivaoleo.com.br/) em Resende desenvolvido pela Ecoleta.
2º Treinamento de grupos de produção ( cooperativas, associações de catadores de resíduos) para um melhor aprimoramento da coleta seletiva, em especial, o recolhimento do óleo de cozinha usado junto aos estabelecimentos comerciais.
3º Implantação de uma mini usina ( de acordo com a capacidade de coleta da região) para tratamento do óleo vegetal usado para agregação de valor à atividade de coleta.
A mini usina da qual vemos acima as fotos nos testes realizados no equipamento adquirido pelo Projeto Renovar no RJ, foi projetada e desenvolvida pela Lamers Equipamentos Industriais e Instalações Ltda (http://www.lpmdobrasil.webs.com/) através do Engº Peter Wilhelmus Henricus Lamers que projetou e desenvolveu diversas plantas industriais para grandes empresas no Brasil e no exterior, entre elas as Fábricas de Butanol da HC Sucro Química e de Ácido Lático da Purac ambas em Campos dos Goitacazes.
A máquina remove as impurezas particuladas num processo de filtragem e decantação e a água e os gases são removidos em um destilador. O processo também controla a carga microbiológica do óleo, prevenindo a deterioriação bacteriana do mesmo após o tratamento. O óleo produzido na instalação atende as especificações de qualidade de indústrias de sabão e de biodiesel e será adquirido sob a forma de aluguel pelo projeto nos 18 meses de duração projetados para sua execução sendo posteriormente adquiridos após aprovação pelas prefeituras sob a forma de leasing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens