terça-feira, 17 de novembro de 2009

Reuniões em Resende/RJ e Campos dos Goytacazes/RJ definem planejamento estratégico do projeto FAPERJ p/ óleo de cozinha usado

Reuniões no último dia 12/11 em Resende/RJ e 16/11 em Campos dos Goytacazes/RJ serviu para delinear as metas do planejamento estratégico a ser adotado por Felicíssimo e Ramires, LPM do Brasil e Ecoleta na execução do projeto de Reaproveitamento de Biomassas Liquidas ( óleo de cozinha usado) para a produção de sabões e biodiesel financiado com recursos da FAPERJ que prevê educação ambiental nas escolas, o treinamento de grupos de produção em reciclagem de resíduos e implantação de mini usinas para purificação e tratamento do óleo vegetal usado em 4 (quatro) municípios do RJ.
A reunião em Resende/RJ reuniu Leonardo Aguiar, idealizador do projeto Viva Óleo ( http://www.vivaoleo.com.br/). Engº Peter W. H. Lamers desenhista e projetista da mini usina ( http://www.lpmdobrasil.webs.com/) e o Sr. Miguel Nunes um dos investidores e parceiros do projeto em Resende/RJ e teve como objetivo definir o tipo de equipamento ideal para atender a demanda crescente do Viva Óleo que já atinge cerca de 10.000 litros/mês coletados na região sul fluminense com envolvimento direto da rede de ensino, das instiuições públicas e privadas e da população dos municípios daquela região. Este equipamento deve ser de produção contínua devido as características de volume e de gasto de energia.
A reunião em Campos dos Goytacazes foi na sede da Fundação da Infância e Juventude onde o Presidente, professor Mário Lopes, pretende implantar uma unidade de purificação e tratamento de óleo vegetal usado da LPM do Brasil e ratificou a intenção da prefeita Rosinha Matheus de desenvolver um projeto de educação ambiental e de profissionalizaçãode menores carentes no município objetivando formar futuros empreendedores com consciência ambiental.
Reuniões ainda estão agendadas nos dias 18/11 e 19/11 com Águas do Imperador em Petrópolis/RJ e com a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito, respectivamente.
Ainda em negociação os municípios de Cachoeiras de Macacu e demais municíios que formam o conselho ambiental do pólo COMPERJ onde a Petrobrás instala sua nova usina no Estado do RJ
As imagens da usina acima são as da adqurida pelo projeto Renovar, ligado ao Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (PROVE) do Governo do Estado do Rio de Janeiro adquirido à LPM do Brasil, parceira de F&R no projeto FAPERJ de reaproveitamento de óleo de cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para aperfeiçoarmos as postagens